Insegurança online: Brasil está entre os dez países do mundo que mais propagam vírus

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Brasil é o décimo colocado no ranking dos países nos quais mais se originaram vírus no mundo em 2015, segundo levantamento realizado pela empresa Symantec, especializada em soluções de gerenciamento da segurança. Na América Latina, o País ocupa a primeira posição, seguido por México e Argentina. Além disso, na região, o território nacional é o mais atacado por ransomware (malware que bloqueia o acesso ou criptografa os dados do dispositivo da vítima e pede resgate) .

Conforme a pesquisa, o comportamento dos usuários brasileiros em mídias sociais difere bastante dos de seus pares latino-americanos. Enquanto no Brasil 71,6% da contaminação por vírus se dá por meio de compartilhamento manual de posts, no México, Colômbia, Peru e Argentina esse índice não atinge 22%. Por outro lado, estes mesmos países registram um alto índice de contaminação via mensagens que trazem ofertas falsas (prêmios, promoções etc): mais de 80% na Colômbia, 70% na Argentina e Peru, e 51% no México. No Brasil, esse índice fica abaixo dos 10%, o que ressalta a diferença de hábitos dos usuários brasileiros, que fogem de um aparente padrão nos outros países latino-americanos.

Entre as descobertas mais importantes está o crescimento de 35% dos ataques via ransomware, que criptografam os dados das vítimas, e o fato de meio bilhão de dados pessoais terem sido roubados ou perdidos em 2015. Ainda conforme o levantamento da Symantec, cerca de 83% dos ataques de spear-phishing (phishing direcionado) no Brasil têm como alvo as grandes empresas – com mais de 2,5 mil funcionários. Neste segmento, a cada 100 empresas, 16 receberam este tipo de ataque no ano passado.

 

Fonte: Computerworld

Envie o seu comentário

Por favor, digite seu nome

Digite seu nome

Por favor, insira um endereço de e-mail válido

Digite um endereço de e-mail

Por favor, digite a sua mensagem

Revista Security © 2017 Todos os direitos reservados

Grupo Cipa Fiera Milano | Avenida Angélica, 2491 – São Paulo – Brasil - Tel: +55 11 5585.4355