Gartner realiza evento sobre cibersegurança e gestão de risco

0

Os líderes de segurança e gestão de risco estão enfrentando um cenário de ameaças em constante mudança: lidam com ataques hackers cada vez mais sofisticados e frequentes. Um outro problema preocupante é a falta de mão de obra capacitada para utilizar as ferramentas e tecnologias já disponíveis para barrar vulnerabilidades. Essa é a opinião de Greg Young, vice-presidente de Pesquisas do Gartner. Segundo ele, a evolução das táticas de ataques e o aumento da evasão, combinados à falta de profissionais na área, estão criando desafios para os líderes do setor. “O alto número de dispositivos conectados via Internet das Coisas (IoT) tem criado problemas escaláveis. As ferramentas de segurança existentes já não conseguem mais conter o fluxo de dispositivos que precisam ser monitorados e mantidos seguros (desktops, laptops e aparelhos móveis), dificultando ainda mais o monitoramento de potenciais vulnerabilidades”, diz. “Descobrimos que a maioria das companhias acredita que é muito importante saber a origem do ataque, mas isso é um esforço desnecessário. Não importa quem jogou a pedra, mas que você precisará de curativos. Focar em buscar culpados apenas deixa outras áreas da empresa vulneráveis quando um ataque acontece”, completa.

Essa questão, bem como os demais desafios relacionados à segurança cibernética, serão discutidos em breve, na Conferência Gartner Segurança & Gestão de Risco, que acontece nos dias 8 e 9 de agosto, na capital paulista. Durante o evento, analistas mostrarão que é preciso identificar quais ameaças representam maiores riscos e entender como enfrentar esses problemas. “Até 2020, 99% das vulnerabilidades exploradas continuarão sendo aquelas já conhecidas pelos times de Segurança e TI há pelo menos um ano”, afirma Young.

Durante a conferência, analistas do Gartner explicarão que há um crescente investimento em pesquisas sobre vulnerabilidade, o que leva a grandes descobertas, ao aumento da transparência na divulgação de novas brechas e ao lançamento mais frequente de soluções de patches e bloqueio. De acordo com o estudos realizados pelo Gartner, o ransomware é – e deve continuar sendo – a primeira ameaça que vem à mente dos líderes de das áreas de segurança e gestão de riscos. No passado, os hackers tinham como alvo específico um indivíduo ou máquina, o que representava um desafio, porém era mais facilmente gerenciável. No entanto, atualmente, os hackers têm na mira organizações inteiras, criptografando diversos dispositivos antes de pedirem o pagamento ou “resgate”. Houve um aumento significativo de novas famílias de ransomware, sendo os spams os principais vetores de infecção.

(Clique aqui e confira a programação completa)

SERVIÇO
Conferência Gartner Segurança & Gestão de Risco 2017
Data: 8 e 9 de agosto de 2017 (Terça e Quarta-feira)
Local: Sheraton São Paulo WTC Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, nº 12.559
Para mais informações, acesse: http://www.gartner.com/events/pt/la/security#

Deixe uma Resposta