Hotel sofre ataque hacker e precisa pagar resgate para recuperar acesso aos quartos

0

O luxuoso hotel austríaco Romantik Seehotel Jaegerwirt sofreu um ataque hacker recentemente e, na ocasião, todos os hóspedes foram impedidos de entrar em seus quartos por causa de uma invasão de segurança que alterou o sistema de chaves eletrônicas.

O jornal norte-americano The New York Times apurou que os hackers entraram em contato por email e exigiriam a quantia de pagamento de dois bitcoins, a moeda virtual que tem uma cotação atual na casa dos 1800 dólares. Em entrevista ao jornal, o gerente do hotel, Christoph Brandstätter, explicou que os criminosos disseram que o valor dobraria se não fosse pago na data solicitada. Conforme Brandstätter, como o hotel estava com a capacidade máxima, com 180 hóspedes, foi decidido que era melhor ceder e pagar pelo resgate do sistema de controle de acesso aos quartos.

Após o acontecimento, a gerência do hotel optou por remover as fechaduras eletrônicas e voltar os modelos tradicionais. “O jeito mais seguro para não ser hackeado é permanecer offline”, garantiu o assustado gerente. O hotel centenário tem diárias no valor de 530 dólares em suítes panorâmicas e saunas.

Ransomware

O ataque ao hotel austríaco utilizou-se de um malware do tipo ransomware, quando um código malicioso sequestra uma máquina e exige resgate. Neste tipo de ataque, a vítima é completamente bloqueada e seus dados são criptografados com outras chaves. Além disso, o uso de bitcoins também é estratégico, uma vez que esta moeda virtual é extremamente difícil de ser rastreada.

Segundo dados do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o número de casos de ransomware quadruplicou no ano passado e chegou à média de 4 mil ao dia, atingindo desde arquivos pessoais até câmeras de segurança.

 

Fonte: The New York Times

Deixe uma Resposta