Simpósio da Abese reúne diversos empresários no interior de SP

A cidade de Ribeirão Preto (SP) recebeu no dia 28 de março o Simpósio Segurança Eletrônica – Um Mercado em Expansão, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese). O evento, com mais de cem participantes, reuniu empresários do setor de segurança eletrônica para discutir as principais tendências e novidades na área. No dia seguinte, a Abese também realizou na cidade um curso de capacitação, voltado a gestores e colaboradores da área comercial.

Um dos principais tópicos abordados durante o simpósio foi o Estatuto da Segurança Privada (PL 4238/2012), comentado pela presidente da Abese, Selma Migliori. Aprovado em novembro na Câmara dos Deputados e atualmente aguardando para ser votado no Senado, o Estatuto deverá causar um grande impacto ao setor após aprovação final, em especial para empresas de monitoramento, ao propor uma regulamentação até então praticamente inexistente para este mercado, além de estabelecer um sistema de controle pela Polícia Federal e criar critérios para o funcionamento das empresas, como um capital social mínimo de R$ 100 mil. Também foram tratados temas jurídicos e trabalhistas no evento, como o Código Brasileiro de Ocupação específico do setor, o novo Simples Nacional e seu impacto para o segmento.

 Videomonitoramento e segurança da informação

Um painel do simpósio foi dedicado à evolução das câmeras de videomonitoramento e à segurança da informação. No caso das câmeras, a novidade recente é a tecnologia embarcada, permitindo que hoje elas disponham de recursos como reconhecimento facial e contagem de pessoas, sem depender de equipamentos periféricos.

O tema da segurança da informação, e também a expansão do mercado dedicado à Internet das Coisas (IoT) e ao uso de nuvem para armazenamento e acesso a informações estratégicas, vem ganhando cada vez mais espaço dentro do segmento de segurança eletrônica. Apresentações sobre equipamentos de rastreamento e monitoramento, câmeras de segurança e portaria remota foram realizadas pelas empresas Camerite, Fulltime, Honeywell, Inside, Kiper e Segware.

Joilson Lacerda Alves, diretor comercial da Lacerda Sistemas de Energia, participou pela primeira vez de um simpósio da ABESE. “Para mim foi muito produtivo; meu objetivo era achar um distribuidor e estou saindo daqui com quatro reuniões”, disse ele, que foi um dos expositores da feira de novas tecnologias, ocorrida em paralelo ao simpósio.

“O simpósio trouxe bastante conhecimento e aproximou as empresas do setor. Foi muito importante”, afirmou Túlio Fonseca, diretor da franquia e distribuidora CastSeg. “Iniciativas como essa têm de ser disseminadas para que empresas de monitoramento e instaladores tenham acesso a essas informações, vejam as possibilidades dos equipamentos, a fim de que o ramo de segurança eletrônica continue evoluindo”, completou.

 

Envie o seu comentário

Por favor, digite seu nome

Digite seu nome

Por favor, insira um endereço de e-mail válido

Digite um endereço de e-mail

Por favor, digite a sua mensagem

Revista Security © 2017 Todos os direitos reservados

Grupo Cipa Fiera Milano | Avenida Angélica, 2491 – São Paulo – Brasil - Tel: +55 11 5585.4355