Gartner aponta que smartphones substituirão cartões de acesso

0

A cada dia smpartphones ganham mais e mais funções. Na palma da mão temos recursos dos mais diversos, desde envio de mensagens instantâneas a solicitação de serviços por meio de voz. E, claro, também ligações telefônicas, mas com menos frequência. Mais uma função surge como promissora para os próximas anos: liberação de acesso físico. De acordo com previsões do Gartner, 20% das organizações usarão smartphones no lugar de cartões para acesso até 2020.

Em 2016, por exemplo, menos de 5% das organizações utilizavam dispositivos móveis para permitir acesso a escritórios e outras instalações, o que demonstra tamanha evolução esperada para os próximos anos.

David Anthony Mahdi, diretor de pesquisa do Gartner, destaca que uma fração significativa de organizações usam tecnologias legadas de acesso físico que são de propriedade das companhias, sistemas fechados e, por isso, têm capacidade limitada para se integrar com a infraestrutura de TI. “Hoje, a crescente disponibilidade de tecnologias móveis e de nuvem de muitos fornecedores de sistemas de controle de acesso físico (PACS – physical access control system) terão impactos importantes sobre como esses sistemas podem ser implementados e gerenciados”, afirma.

A tecnologia PACS é amplamente implantada em várias indústrias verticais para garantir o acesso a uma ampla gama de instalações (edifícios, escritórios individuais, centros de dados, armazéns etc.), garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham autorização para acesso a locais específicos.

 

Fonte: IT Fórum

Deixe uma Resposta