Sispen do MT receberá equipamentos

747191aeb55b52fe4b6358c6fdac60cf

FOTO: Secom/MT

Por meio do Programa de Modernização do Sistema Prisional Brasileiro, o Ministério da Justiça empregará R$ 826 mil na compra de equipamentos de revista eletrônica – cinco raios-X, 32 portais, 141 detectores manuais e 61 banquetas para a área de segurança do Sistema Penitenciário (Sispen) de Mato Grosso. O objetivo da ação é propiciar melhorias nas revistas realizadas nas entradas das unidades, inibindo a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas.

O Governo do Estado já aplicou R$ 4,2 milhões na aquisição de 2,5 mil em equipamentos bélicos para o Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas, agora o Ministério da Justiça fará a compra de equipamentos de revista eletrônica para Mato Grosso.

ADe acordo com o pregão eletrônico SRP Depen nº 13201/2014, as empresas responsáveis por gerenciar o sistema deverão fornecer, instalar, ativar e cuidar da parte da instrução técnica e operacional e assistência técnica dos equipamentos de inspeção de segurança em estabelecimentos prisionais.

Os aparelhos equiparão todas as unidades do Sistema Penitenciário no estado. Os cinco raios-X serão destinados às penitenciárias. De acordo com o Depen, os detectores de metal (portal, raquete e banqueta), serão entregues até dezembro de 2015. O próximo passo é montar o cronograma de entrega, que deverá cumprir exigências e seguir requisitos como logística, para facilitar o trabalho, e urgência dos entes federativos.

A distribuição do material será feita em três lotes e Mato Grosso será contemplado no segundo, em um grupo formado pelos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

Tecnologia

Segundo a fabricante, o portal detector de metais é um equipamento de alto desempenho, avançada tecnologia e altíssima sensibilidade, apropriado para o uso em sistemas penitenciários. Possui capacidade de detecção de metais ferrosos e não ferrosos de pequenas dimensões, incluindo lâminas. Já o detector de metais manual é um equipamento microprocessador de alta sensibilidade, baixíssimo consumo de bateria, desenvolvido para aplicação em revistas pessoais, detectando metais ferrosos e não ferrosos. O produto é otimizado para utilização nos sistemas penitenciários, com funcionalidades e técnicas de processamento de sinais implementadas em eletrônica avançada.

Envie o seu comentário

Por favor, digite seu nome

Digite seu nome

Por favor, insira um endereço de e-mail válido

Digite um endereço de e-mail

Por favor, digite a sua mensagem

Revista Security © 2017 Todos os direitos reservados

Grupo Cipa Fiera Milano | Avenida Angélica, 2491 – São Paulo – Brasil - Tel: +55 11 5585.4355