Reconhecimento facial facilita controle de acesso em diversos locais

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Há alguns anos, o reconhecimento facial era pouco conhecido e distante da realidade das empresas, sendo utilizado na maior parte das vezes apenas em investigações. Entretanto, com a redução de custos da tecnologia e o aumento de funcionalidades, a solução passou a conquistar espaço em outros mercados. Além da área de segurança, a ferramenta vem sendo utilizada na identificação de lista VIP e também em ações do varejo, por exemplo.

“Esse mercado está em plena expansão. Com a popularização do reconhecimento facial, cada vez mais será possível adaptar a tecnologia a diferentes serviços e promover benefícios aos usuários”, destaca Cristiano Felicíssimo, diretor da Seal Telecom. O executivo explica que o reconhecimento facial permite a captura da face em diversas posições e, após a análise biométrica, pode-se compará-la em um banco de dados, identificando a pessoa. Ele listou as principais frentes nas quais a ferramenta pode ser utilizada:

Segurança
O uso mais comum é o controle de acesso – o sistema possui uma lista das pessoas que têm permissão para entrar em determinado local e quem não faz parte deste banco de dados é barrado. Mas, além disso, é possível criar uma “lista negra”, para permitir a entrada de pessoas que deverão ser monitoradas ou abordadas pelos seguranças. “Outro uso é o monitoramento de locais com grande aglomerado de gente. Em eventos, aeroportos, centros esportivos, por exemplo, se acontece um incidente, pode-se solicitar ao sistema que efetue uma comparação de todas as faces capturadas durante o evento com a face do suspeito, facilitando a identificação e localização”, explica Felicíssimo.

Lista VIP
O executivo conta que da mesma maneira que algumas pessoas devem ser “barradas” em determinados locais, existem ocasiões em que há a necessidade de um controle das pessoas VIPs, que devem receber um tratamento diferenciado ou até mesmo ter uma equipe de segurança mais atenta. “Nestas situações, a tecnologia auxilia no reconhecimento e, consequentemente, em uma melhor organização da equipe que atenderá esta pessoa”.

Varejo
As ferramentas de identificação facial também podem auxiliar no desenvolvimento de campanhas de marketing. A solução aponta o gênero, faixa etária, comportamento e até mesmo o humor dos clientes ao entrarem, transitarem e saírem de uma loja. “Após a análise destes dados, é possível entender e planejar qual a melhor maneira de atrair o público-alvo para os seus produtos e serviços, além de identificar o que não está correto, para assim fazer os ajustes necessários. Tudo isso, garante a assertividade das ações propostas e por consequência a melhora dos resultados”, finaliza Felicíssimo.

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