Home Notícias Segurança privada emprega 700 mil trabalhadores formalizados
0

Segurança privada emprega 700 mil trabalhadores formalizados

0
0

Até alguns anos atrás, morar no interior era sinônimo de segurança. Andar na rua, sair para jantar e passear no parque eram atividades cotidianas, simples e que a população fazia sem grandes preocupações.

A realidade já não é mais esta. Dados divulgados no Atlas da Violência 2019, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, apontou que as taxas de homicídios estão caindo nas capitais dos estados e se voltando para o interior.

Enquanto os números refletem um sentimento de insegurança geral do país, há de se destacar um mercado que surge como forma de combate e oportunidade para quem busca uma recolocação econômica ou qualificação profissional.

O setor de segurança privada, uma área já muito conhecida pelas grandes metrópoles, emprega 700 mil trabalhadores formais no Brasil, segundo dados da empresa de consultoria alemã, Statista. Seu faturamento foi de 50 bilhões de reais em 2018 e para este ano se espera um crescimento de 16%.

Capacitação de profissionais de segurança

Cursos de qualificação são de extrema importância, afinal, os benefícios da profissionalização de seguranças podem ser sentidos pelo indivíduo, que poderá ganhar mais como empreendedor independente e, também, pela população, que terá uma colaboração adicional de pessoas certificadas e com conhecimento de métodos de ação corretos.

Com foco dedicado ao resgate da segurança e quase 30 anos de serviço pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), sendo 22 deles como consultor internacional, Coronel Leonardo Sant’Anna visitou nove países, só este ano, com o intuito de desmistificar os segredos das nações mais seguras do mundo e trazer para o Brasil esse conhecimento.

Graduado em Segurança Pública e Gestão de Estratégica em Segurança, o Coronel estudou a fundo técnicas e equipamentos de segurança e assumiu o compromisso de passar esses conteúdos a profissionais e cidadãos que procuram capacitação.

Sua experiência como professor na área de segurança na América do Sul, Ásia, Europa e África possibilitou a identificação de medidas que devem ser colocadas em prática nas pequenas cidades brasileiras.

Para o Coronel, “Existe um mundo que está fora do nosso radar e que contém uma diversidade de soluções de segurança assertivas”, entre elas: o Policiamento Digital , ações desenvolvidas em parceria com a polícia local, a visão dos governantes direcionada à segurança da sociedade e não ao criminoso; câmeras acopladas em táxis e meios de transporte e a identificação de quem são os policiais em pontos turísticos, para que a população sinta-se segura e os criminosos desencorajados.

Técnicas inteligentes de proteção

Ademais, para o Coronel, é fundamental a reforma no policiamento brasileiro e mais profissionais qualificados voltados para a segurança privada. Uma das reformas propostas trata de maiores investimentos em equipamentos de segurança e legislação mais rigorosa.

Enquanto essas medidas não são tomadas, a garantia da proteção dos civis depende da percepção de que muito mais pessoas devem dominar o assunto da segurança. “É preciso que tenhamos consciência de que não apenas policiais, militares ou colegas da segurança privada devem conhecer as falhas e as melhorias que podem ser colocadas em prática em uma residência ou empresa. Todos devemos dar as mãos para uma segurança mais eficiente , criando uma estratégia de segurança que seja efetiva”, afirma o Coronel.

Para aqueles que buscam um aprofundamento no tema e em técnicas de segurança, ele escreveu o livro, Quem mexeu na minha segurança, e fez a primeira websérie internacional de segurança, a Security Tour, divulgada na íntegra em seu canal do YouTube.

Em breve, Coronel Sant’Anna lançará um curso que alia seus conhecimentos de segurança internacional a métodos de formação de liderança e empreendedorismo, gerando, assim, uma rede integrada de segurança, tanto para quem deseja melhorar o seu dia a dia, como para aqueles que procuram se iniciar como empreendedores no campo da consultoria de segurança profissional.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *