Home Notícias Tecnologias inovadoras de segurança rodoviária entrarão em serviço até 2022
0

Tecnologias inovadoras de segurança rodoviária entrarão em serviço até 2022

0
0

Na Europa, a tecnologia será uma grande aliada da segurança nas estradas até 2022. Novos veículos contarão com dispositivos de limitação de velocidade, de controlo de sonolência, adaptação inteligente da velocidade e controle da segurança em marcha-ré.

A maioria destas inovações passará a ser obrigatória para novos modelos de veículos, de acordo com determinações de deputados da União Europeia. Para os carros já existentes, as medidas passarão a ser aplicadas a partir de maio de 2024.

A medida se aplica a utilitários de alta velocidade, comuns e também a caminhões e ônibus. A ideia é manter câmeras e sensores de registro de dados em casos de acidente, formando uma espécie de caixa preta dos veículos.

Para os automóveis esportivos, será exigido, ainda, sistemas de aviso de afastamento da faixa de rodagem, além de mecanismos de travagem de emergência e cintos de segurança mais resistentes.

Quanto às particularidades exigidas aos veículos pesados, está a obrigatoriedade de melhoria da visão direta dos condutores e redução dos chamados “pontos cegos”, bem como instalação de sistemas à frente e nos lados de detecção e alerta para presença de pedestres na via pública.

Até 2038, espera-se que sejam reduzidas mais de 25 mil mortes nas estradas e menos 140 mil feridos com gravidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *