Home Tecnologia Gestão data driven torna dados em decisões estratégicas corporativas em segurança

Gestão data driven torna dados em decisões estratégicas corporativas em segurança

Quem ouviu aquela frase: “ouça a sua intuição”? A máxima, porém, não cabe quando envolve a tomada de decisões corporativas, segurança digital, ou outros métodos que abrangem a reputação das empresas e o cuidado com informações e dados sensíveis de colaboradores e clientes.

Quem ouviu aquela frase: “ouça a sua intuição”? A máxima, porém, não cabe quando envolve a tomada de decisões corporativas, segurança digital, ou outros métodos que abrangem a reputação das empresas e o cuidado com informações e dados sensíveis de colaboradores e clientes.

A gestão data driven pode ser uma ponte entre o que poderia ser apenas um palpite para uma decisão acertada. Segundo um levantamento da consultoria Forrester (2024), 78% das companhias que adotaram estratégias baseadas em dados reportaram aumento na eficiência operacional e melhoria perceptível na satisfação dos clientes.

“Na prática, uma empresa orientada a dados vai além de ferramentas sofisticadas ou planilhas. Trata-se de consolidar uma cultura organizacional que valoriza esse uso sistemático para embasar resoluções, em todos os níveis hierárquicos”, resume Adriano Almeida, líder da Alura Para Empresas, unidade de negócios da Alura, ecossistema de aprendizado em tecnologia, ao RH Pra Você.

 

Data driven e o redesenho da segurança

 

No contexto da segurança, ao adotar o gerenciamento data driven, as organizações utilizam informações provenientes de múltiplas fontes para guiar estratégias nas operações, sendo um processo contínuo, no qual os dados não ficam apenas como registro histórico, mas ganham protagonismo para salvaguardar estruturas e pessoas.

Incrementos como telemetria, análise de videomonitoramento e tecnologias emergentes estão no rol de itens para a gestão data driven. “A diferença em relação à segurança tradicional é clara: em vez de reagir a eventos conforme acontecem, sistemas orientados por dados trabalham de forma proativa, prevendo tendências e identificando vulnerabilidades antes que sejam exploradas”, frisa conteúdo da IB Tecnologia.

Na visão de Gabriel Capra, diretor de Dados na Actionline, não basta ter esses dados nas mãos se não há a integração entre pessoas e seus departamentos nas operações (TI, marketing, RH, atendimento, segurança) e bases tecnológicas sólidas.

Ele também alerta para o caminho inverso, ou seja, uso de dados sem propósito estratégico. “O modelo de gestão data driven exige governança, qualidade de informação e processos claros de privacidade”, conclui o gestor, em artigo ao TI Inside.

1 FacebookWhatsappEmail

APOIO

Portal Security Brasil

A Revista Security e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança Eletrônica, IA, Cibersegurança e Conectividade.

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal Security Brasil

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.