A transformação digital do hospital Sírio-Libanês

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O setor da saúde foi um dos mais impactado pela pandemia atual, muitos hospitais sofreram com as mudanças bruscas em suas rotinas. Entretanto, empresas que já buscavam novos modelos de gestão e digitalização, estão sendo menos prejudicadas. O hospital Sírio-Libanês é um exemplo de transformação digital, pois priorizou a experiência do cliente, e não apenas com a adoção de novas tecnologias.

O hospital criou unidades de negócio que estão ligadas diretamente ao paciente, o que possibilitou uma maior velocidade na tomada de decisão e a identificação de oportunidades de aportar tecnologia a certas. Uma das áreas que mais avançou nesse período foi a de telemedicina. Por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Sírio ajudou a implementar esse sistema e atender cerca de 350 mil pessoas, facilitando o contato com pacientes e médicos especialistas.

O projeto Saúde Populacional que atende cerca de 175 mil pessoas é outro destaque do hospital. Nessa iniciativa, há um acompanhamento de todo o progresso do paciente, não apenas a doença. Por meio de um navegador, os médicos podem acessar todo histórico do enfermo. Essas informações são cruzadas e um algoritmo e ajudam a definir um acompanhamento para cada caso. Assim, é possível fazer um monitoramento dos dados e criar um plano de cuidado/tratamento.

Criado no período mais agudo da Covid-19, o Pronto Atendimento Digital, comercializado para alguns contratos B2B, disponibiliza um app que dá ao usuário acesso ao PA de maneira digital. Foi desenvolvido para que pessoas com demandas mais simples ou mais leves, em vez de se deslocarem da residência até o hospital, resolvessem grande parte dos problemas à distância.

A implantação do check-in por meio de tablets trouxe também muitas melhorias para os enfermos. Em vez de passar por uma recepcionista, o que gerava demora e filas, agora os pacientes têm a sua disposição tablets para fazer todo o processo na área de atendimento, e promoveu muita agilidade e melhorias no atendimento. O hospital possui, ainda, um laboratório de inovação que desenvolve internamente muitas de suas ideias de digitalização. Utilizando modelos ágeis, vários times de trabalho estão acoplados aos modelos de negócios para acelerar produtos e projetos.

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