O varejo brasileiro tem enfrentado um aumento significativo nos registros de furtos e ações de pessoas mal-intencionadas, o que tem impulsionado a busca por soluções de segurança. Um levantamento da Sekron Digital, referência em soluções de segurança eletrônica e prevenção de perdas no varejo, mostra que a procura por tecnologias, como monitoramento com câmeras integradas à inteligência artificial (SIA – Sekron Digital Inteligência Artificial), cresceu 40% neste ano de 2025 se comparado ao ano passado.
A tendência de crescimento da busca por tecnologias de prevenção de perdas é resultado da triste realidade de algumas categorias do varejo nacional, como aponta a 8ª Pesquisa Abrappe de Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro, realizada em parceria com a KPMG. O estudo revela que, embora a média geral de perdas tenha caído de 1,77% para 1,51% em 2024, o montante alcança R$ 36,5 bilhões e destaca o aumento de furtos em atacarejo e varejo farmacêutico, onde as ocorrências desse tipo de crime tiveram crescimento, respectivamente, de 48,82% e 29,02%. “O varejista não pode ficar de braços cruzados esperando para tomar ações. É preciso, desde já, um trabalho preventivo para a própria sustentabilidade do seu negócio”, diz Rafael Bernardini, CEO da Sekron Digital.
Tecnologia em alta
A boa notícia é que a Sekron Digital tem registrado resultados consistentes em seus projetos: clientes do setor varejista vêm alcançando reduções entre 20% e 30% nas perdas, graças ao implemento de tecnologias, como as câmeras integradas à inteligência artificial. “Utilizamos inteligência artificial aplicada ao vídeo para identificar comportamentos suspeitos, monitorar o fluxo de entrada e saída das lojas e gerar alertas em tempo real — o que permite agir antes que o crime aconteça”, afirma Bernardini.
O executivo explica que, no ambiente atual, toda tentativa criminosa deixa rastros digitais. “Hoje, qualquer tentativa de ação criminosa já deixa rastro: placas de veículos, imagens faciais, horários, rotas. Tudo isso está sendo analisado pela tecnologia”, afirma. Ele lembra que câmeras da Sekron, por exemplo, estão integradas a programas de segurança pública, como o Smart Sampa, em São Paulo, o que aumenta a eficiência dos resultados.
Tecnologia à disposição do cliente
No centro da estratégia está o Sekron Online, painel exclusivo de monitoramento que fornece dados e imagens em tempo real. A solução permite que gestores tenham visão total do que acontece em suas dependências, de qualquer lugar e a qualquer momento com um dashboard repleto de dados e informações. “Nosso objetivo é entregar não apenas segurança, mas controle e inteligência. Assim, trabalhamos em conjunto com nossos clientes para antecipar riscos e agir com assertividade”, diz Bernardini.
Além da proteção ao patrimônio, a aplicação da tecnologia no varejo também gera ganhos operacionais significativos. Segundo o CEO da Sekron Digital, os custos de operação podem ser reduzidos em até 30%, o que amplia ainda mais o valor agregado da solução. “Com essa combinação de segurança, inteligência e eficiência, nos consolidamos como parceiros estratégicos para o varejo no enfrentamento e combate às perdas”, argumenta Rafael Bernardini.