Dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgados recentemente mostram um crescimento robusto em segurança no Brasil, com investimentos realizados a partir do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) aos estados.
Segundo a pasta, as Unidades federativas executaram, em 2025, mais de R$ 1,4 bilhão em recursos do FNSP repassados pelo Governo Federal por meio da transferência obrigatória, conhecida como “modalidade fundo a fundo”.
Para a diretora do Fundo, Camila Pintarelli, salienta que o instrumento se consolidou como ferramenta central na estruturação da segurança dos entes federativos, seja por meio das transferências fundo a fundo, seja por meio da ComprasSusp (mais informações aqui), considerada a maior plataforma de compras públicas em segurança no Brasil.
“Os números apresentados comprovam o acerto e a consistência das medidas de gestão iniciadas em 2024, com resultados diretos nas políticas públicas de segurança e na melhoria do diálogo com os estados e o Distrito Federal”, endossa.
Passagem de bastão na Segurança Pública
O cenário é de mudanças na pasta. Em janeiro, tomou posse o ministro Wellington César Lima e Silva, após saída de Ricardo Lewandowski.
O fortalecimento das instituições e a aprovação de medidas estruturantes, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, são fundamentais para definir o papel da União no apoio aos estados com mais clareza, salientou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Ações isoladas, ainda que eficientes, não são suficientes para enfrentar estruturas criminosas complexas e financeiramente organizadas. Esse combate não é tarefa apenas de governo, mas de Estado, e exige a participação do Ministério Público, do Poder Judiciário e de todos os órgãos que integram o Executivo, em uma coordenação à altura do desafio”, defendeu o novo ministro.
Foto: Isaac Amorim/MJSP


