Exposec 2024 reúne novidades em segurança eletrônica

A Exposec(Feira Internacional de Segurança) chegou à sua 25 edição em 2024, reunindo os principais players do mercado de segurança eletrônica e apresentando as mais recentes novidades.

Durante três dias, de 4 a 6 de junho, o público pode conhecer de perto as últimas novidades em equipamentos e produtos e tendências tecnológicas desenvolvidas para esse setor, por meio das mais de 800 marcas expositoras.

Confira um pouco do que esteve presente na feira:

 

Grupo Protege

A tecnologia avançada e a qualificação profissional foram os principais destaques do estande do Grupo Protege, na Exposec 2024. Na área de Segurança Eletrônica, a empresa apresentou um portfólio especialmente desenvolvido, incluindo planejamento customizado e monitoramento 24 horas. Além de tecnologia de ponta, com sistemas de CFTV com inteligência artificial, controle de acesso, alarmes e soluções para transporte de valores, que garantem um mapeamento de riscos eficiente e uma proteção robusta.

Os serviços procuram atender às necessidades de monitoramento e segurança de condomínios, varejo, indústrias, bancos e diversos outros estabelecimentos comerciais. “Nossas soluções de segurança privada contam com tecnologia de ponta para agregar maior eficiência operacional atrelado ao melhor custo-benefício aos clientes e elevar como um todo o nível de segurança do negócio”, afirmou Rodrigo Marchini, diretor comercial do Grupo Protege.

O estande valorizou também a Provig, centro de formação de vigilantes do Grupo Protege, localizado em São Paulo, que oferece cursos de formação, extensão e reciclagem para os profissionais do setor. O público da feira contou com descontos especiais ao contratar cursos no local.

Outra novidade foi o lançamento do estande de tiro imersivo, que pode ser testado por quem adquiriu cursos durante a feira. O equipamento faz parte da infraestrutura oferecida nas formações da Provig e esteve disponível para os alunos do centro de treinamento.

“A formação dos profissionais é imprescindível para garantir a excelência na prestação de serviços. Somos a única empresa de segurança privada que possui o próprio centro de treinamento, com toda a infraestrutura para promover a atuação constante dos nossos profissionais e também para oferecer esse serviço para o setor”, ressalta Marchini.

A Protege apresentou ainda na feria o ATM:solução, que tem ganhado escala no comércio, ao proporcionar crédito online ao lojista e ao mesmo tempo oferecer a conveniência de saques via PIX para os clientes do comércio. E o locker, um armário inteligente monitorado por central. O produto é modular, possui três tamanhos e pode ser totalmente personalizado. O equipamento conta com as funções de guarda- volume e clique e retire para compras on-line, oferecendo controle e segurança para o estoque de produtos no estabelecimento.

 

Emnify

A Emnify oferece solução de conectividade celular para IoT de ponta a ponta, na qual é possível conectar, gerenciar e proteger as soluções dos clientes em qualquer escala. Para a Exposec 2024, a empresa apresentou o SIM card multioperadora com as três principais redes do Brasil. “A nossa tecnologia permite selecionar de forma inteligente a melhor rede para os dispositivos em ambientes internos ou externos, estáticos ou móveis, não importa onde estejam. Além disso, a plataforma Emnify oferece uma visibilidade 360º e gestão das comunicações dos dispositivos para que os clientes possam se manter sempre no controle”, assinala o vice-presidente de vendas para a América Latina, Carlos Campos.

Atendendo a uma demanda do mercado,  a empresa criou planos de cobertura para a América Latina, permitindo a conexão em 23 redes nos 10 países da região. Isto atende à necessidade de empresas que desejam expandir seus projetos para os países vizinhos, com conectividade ininterrupta e com a máxima qualidade e redundância.

Sobre a Exposec, o executivo diz que o evento oferece à Emnify, empresa alemã que chegou no Brasil em julho do ano passado, a oportunidade de exibir de forma massiva sua moderna plataforma de conectividade IoT. “Nossa participação neste evento nos permite reforçar nosso relacionamento com os clientes e apresentar nossas soluções inovadoras para aqueles que ainda não nos conhecem”, explica Campos.

Segundo o executivo, o mercado de segurança eletrônica é visto um dos maiores do Brasil, cheio de potencial e que ainda deve crescer e evoluir muito. “Queremos contribuir com esse desenvolvimento, possibilitando a conectividade entre os dispositivos de forma mais simples e segura, e permitindo que as empresas e parceiros tenham controle sobre as informações.”

 

TP-Link

A TP-Link marcou presença este ano, na Exposec 2024, anunciando pela primeira vez, uma linha completa para o segmento de segurança: a VIGI. Lançada no início do ano, a nova aposta da empresa inclui sistemas de CFTV, um portfólio de câmeras IPs e NVRs, que agregam funcionalidades como a classificação de humanos e veículos e o rastreio automático, otimizando o monitoramento e aumentando a eficácia da segurança em diversos cenários, que irão se somar à conhecida linha de produtos da empresa, Omada, que engloba o gerenciamento centralizado em nuvem, 100% gratuito e sem taxas recorrentes, possibilitando a redução de custos com manutenção e visitas técnicas. Entre os principais lançamentos da linha Omada, este ano, estão os Switches L3 e uma variedade de roteadores, incluindo os modelos ER8411, ER605, ER7202 e ER7212PC, além dos novos Access Points Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7, projetados para ambientes com alta densidade de dispositivos conectados.

“Esse foi o grande foco para a feira, além da nossa linha TAPO, que é a linha de casa conectada. Trabalhamos no evento esses grandes pilares, que associam a linha de segurança VIGI à nossa linha Enterprise e a nossa linha TAPO, que é a de casa conectada”, explica .

O diretor explica que a entrada no mercado de segurança, se deu após a empresa, que já tem grande expressão em conectividade, olhar para o lado. “A ideia foi a de completar o portfólio e torna-lo mais abrangente para que os distribuidores possam cada vez mais se fortalecer no mercado junto conosco”, explica.

 

 

Papaiz ASSA ABLOY

 

A Papaiz expôs na Exposec 2024 uma série de produtos para controle e gestão de acesso de pessoas e veículos, com destaque para as fechaduras “MultiFamily”, que permitem a identificação e a abertura por biometria, senha, cartão de proximidade e chave mecânica, com gestão remota via Entry.

“Com o crescimento do mercado de locação de imóveis, para investimento, tanto corporativos quanto residenciais, acaba ocorrendo uma dificuldade de você ter um software e fechaduras boas para administrar esse tipo de produto, esse tipo de segmento. A MultiFamily foi desenvolvida pensando justamente nisso. Através da plataforma Entry, o locatário consegue fazer toda a administração desse tipo de fechaduras, da palma de sua mão. Pela plataforma, ele consegue incluir dados do locador, com data em que ele estará no imóvel e até mesmo o horário. E, a partir daí, ele saberá todas as vezes em que a pessoa acessou o lugar, se houve tentativa de acesso frustrado, que pode acontecer, por exemplo, quando o locatário tenta acessar o imóvel após o horário estabelecido como final da estadia. Tudo isso, ficará disponível na plataforma”, comenta o diretor da Papaiz, Paulo Santos.

 

Zteko

 

A Zteko aproveitou a Exposec 2024 para lançar a  Digimax Etiquetas, que são pequenas telas de LED que funcionam como etiquetas inteligentes. “São etiquetas que as empresas podem colocar nas gôndolas do supermercado e elas são atualizadas automaticamente pelo sistema. Então, os supermercados e farmácias não precisam mais ir lá e trocar a etiqueta para atualizar suas informações. Imagina toda hora trocar a etiqueta? Com a etiqueta digital é possível, por exemplo, fazer uma promoção no final do dia e falar assim, olha, das 18 às 22 horas as minhas verduras vão estar com preço diferenciado. Você põe a etiqueta rapidinho e já aparece no sistema.Não necessita mais da atualização manual”, informa a CEO da Zteko, Nilce Correa.

Com relação à Exposec, a executiva diz que percebeu um aumento significativo de público em relação ao ano anterior. E também uma mudança no perfil. Com um interesse muito mais comercial, já de fechamento de negócios, do que de visitação apenas. “Como nossa matriz fica em Minas, não estamos sempre em São Paulo. Essa é uma oportunidade que a gente tem para se encontrar com os clientes da região. Esse ano foi um catalisador de agenda das pessoas de poder combinar de se encontrar no estande. Muitas reuniões foram marcadas para os três dias do evento”, explica.

Sobre o mercado, a executivo diz que para Zteko, o primeiro trimestre ficou acima das expectativas e que o segundo trimestre deve seguir a mesma linha. “Estamos tendo resultados acima do ano passado. Geralmente no primeiro trimestre, há um desaquecimento nos negócios, o que não percebemos este ano. E o segundo trimestre seguiu aquecido. Para o segundo semestre do ano, já temos muitos projetos mapeados. Então, nossa expectativa é de que 2024 vai ser um ano muito bom”, finaliza.

 

 

Moura

Esse ano, a Moura levou para a Exposec 2024 um produto já lançado e consolidado no mercado: Moura Alarme. “Além da linha tradicional de bateria estacionária, esse ano, mostramos o lançamento e a consolidação da Moura Alarme no mercado”, afirmou o gerente de Negócios, Felipe Godoy. A Moura Alarme, se destaca ainda por ser um produto desenvolvido especialmente para atuar como backup de energia para sistemas de vigilância, circuitos internos de TV, câmeras de segurança, cercas elétricas, entre outros equipamentos, que necessitam da melhor durabilidade, performance e eficiência.

O executivo conta que o produto já está disponível no Brasil inteiro e que já se consolidou como um verdadeiro sucesso. “É um segmento  que já conhecíamos, já atuávamos com segurança em outros produtos. Isso facilitou a adesão do produto no mercado. Foi uma decisão muito pensada e muito consciente de expansão de linha. Embora ainda esteja no começo, já dá para falar que foi como a gente esperava, ou seja, excelente. Com a Exposec não poderia ser diferente: marcamos presença este ano, como sempre fazemos, e esperamos voltar sempre, porque é uma oportunidade muito grande de reforçar a nossa marca, que historicamente é conhecida como a marca de bateria automotiva, mas que também é muito forte no segmento de bateria estacionária”, explica.

O estande da Moura no evento incluiu ainda as baterias Nobreak e VRLA. O Programa Ambiental Moura (PAM) também foi outro destaque, em que os visitantes puderam conhecer de perto o funcionamento do sistema de logística reversa que é referência nacional há 40 anos.

 

Dicomp

A Dicomp apresentou na Exposec 2024 soluções integradas. A empresa se classifica como multissoluções e é reconhecida no mercado por isso. “Levamos para o evento produtos exclusivos e as marcas mais inovadoras do mercado. Planejamos uma experiência completa para o visitante, por meio de um ambiente didático e intuitivo. Integramos nossas tecnologias para mostrar as possibilidades. Temos um time técnico e P&D para consultoria em grandes projetos. Nosso estande foi desenvolvido para tirar todas as dúvidas de integrações e melhores tecnologias, customizadas. Além de tudo isso, apresentamos tecnologias voltadas para Telecom, energia Renovável e automação industrial 4.0 Solução CFTV voltada para usinas solares. É muito interessante, abrimos portas para muitas frentes que ficam esquecidas e não são apresentadas”, afirma a gerente de Markenting da Dicomp, AracelesLucizano.

 

TecnoMobile

 

A Tecno Mobile fez sua estreia na Exposec com um estande repleto de  produtos de vídeo monitoramento e tecnologia embarcada. “A empresa desenvolve tecnologia e soluções para clientes e parceiros”, explica o diretor, Eduardo Hammerschmidt.

A expectativa para o evento, conforme o executivo, é encontrar parceiros que sejam duradouros. Para o ano, ele acredita que o segmento permanecerá aquecido. A Tecno Mobile está há 14 anos no mercado, com mais de 220 mil câmeras vendidas e mais de 60 mil carros já utilizam soluções da empresa.

“Queremos expandir isso ainda mais por meio de parceiros e a feira é uma ótima oportunidade”, afirma.

 

Allcom/Allblin

A Allcom aproveitou aExposec2024 para mostrar a integração de vários produtos tecnológicos de conectividade e câmeras de segurança, que já são fornecidos pelo grupo, além de sistemas de gestão de carro. Juntamente com as novidades, a empresa, através de Allblin (empresa do grupo), apresentou solução em carro blindado.

“Estamos fazendo essa integração de todos os periféricos, todas as soluções que são desenvolvidas pelo grupo como um todo, assim como a blindagem, para demonstrar para o mercado que é possível hoje você adquirir não somente uma solução, seja ela técnica de gestão de carro conectado, mas também até o nível de blindagem. Hoje, conseguimos encapsular de forma completa todas essas soluções de segurançaprontas  para o consumidor final”, assinala  o co-fundadordo Grupo Allcon e CEO da Allblin, Luiz Fernando Apolinario. “Antigamente você falava em carros blindados que pesavam 400 kg. Nós, da Allblin, estamos buscando cada vez mais soluções para aprimorar o âmbito de blindagem dos carros com materiais que mantêm obviamente a segurança do proprietário do veículo, da família e, ao mesmo tempo, tentando reduzir o peso, o desgaste da vida útil do veículo e fazendo com que altere cada vez menos a característica original de um carro quando ele vem de fábrica”, completa.

Com mais de 20 anos de expertise no setor de blindagens automotivas, a Allblinmostrou uma série de novidades em seu estande, dentro do espaço da Allcon, que reforçam seu compromisso com a inovação e a segurança.

As novas iniciativas da empresa incluem a inauguração de uma fábrica, a expansão de serviços e parcerias estratégicas que visam consolidar ainda mais a marca no mercado. “A inauguração da nova fábrica, em Alphaville, é um passo significativo para aumentar a capacidade produtiva e atender à crescente demanda da população de São Paulo por veículos blindados, que representa mais de 80% da demanda nacional. De última geração, a unidade está equipada com tecnologias avançadas para garantir a máxima segurança e qualidade nos produtos”, anuncia.

Além disso, com o objetivo de ampliar a rede de distribuição e fortalecer o suporte ao cliente, a empresa firmou parcerias estratégicas com importantes concessionários, como Grupo Andreta, Grupo Faberge e Grupo Codive; com a rede de estacionamentos Car Park; e com o centro de tratamento automotivo Moby Dick.

 

Rossi

 

A Rossi apresentou na Exposec 2024 uma linha de automatizadores, tanto de deslizante, basculante, pivotante, que se destacam por ter como principal característica o tempo de abertura. “Temos os automatizadores mais rápidos do mercado, que é a nossa linha Nitro, tanto no segmento residencial, quanto no condomínio industrial, que abrem em apenas três segundos. Isso é muito importante porque responde à necessidade de segurança, de abrir e fechar rápido o seu portão”, informa o diretor Comercial e Marketing, Matteo Biliotti.

A segunda novidade mostrada pela Rossi foi conectividade, com módulo de internet para gerenciar portões a partir do aparelho de celular, o que faz com que o proprietário tenha basicamente um mini controle de acesso em sua mão.

A empresa, que faz 40 anos em 2024, aproveitou a Exposec para comemorar a data com seus parceiros e clientes. “É o momento de nos reunirmos com todos aqueles que fizeram parte da história e nos acompanharam nesses 40 anos”, afirma.

 

Wolpac

A Wolpac aproveitou a Exposec 2024 para expôr os equipamentos que fazem parte do portfólio da empresa e que já são renomados no mercado de segurança. Além disso, apresentou um versão do WoltorIII duplo, que é um torniquete de controle de acesso, construído a partir de materiais especiais, desenvolvido para atender o controle de acesso rígido, dispensando a necessidade de vigilância humana e garantindo a segurança do ambiente com uma excelente relação entre custo e benefício. Sua estrutura permite proteção contra fraudes e vandalismo e, apesar de ser extremamente robusta, oferece conforto na passagem do usuário através do sistema Comfort Pass. Nessa versão dupla, apresentada na feira, o torniquete traz um conjunto,  com duas entradas, duas passagens.

“Ele busca otimizar o espaço em locais reduzidos com alto fluxo e com uma necessidade muito grande de segurança rígida. Ele consegue em pequenas áreas de entrada, de hall, principalmente de indústria, de logística, em que se tem pouco espaço e uma necessidade grande de alto nível de segurança”, explica o analista de Marketing, Caio Oliveira.

 

Eseye

A Eseye, referência de conectividade para dispositivos e soluções IoT, participou da Exposec 2024 com o propósito de aproximar clientes, distribuidores e revendedores parceiros e desenvolvedores de tecnologias IoT para a geração de negócios, bem como mostrar todas as possiblidade de conexão conseguidas com o SIM Card da companhia, com destaque para a Plataforma Infinity, que está sendo apresentada localmente. Assim como aproveitou para anunciar seus planos de expansão no Brasil e regionais, com a participação de seu CFO global, Tony Byrne.

“É a primeira vez que participamos de um evento desse tamanho, e de extrema importância para o setor de segurança. Estamos otimistas em poder mostrar nossa solução e como ela pode ser trabalhada de acordo com a solução de problemas e a necessidade de negócios.  A premissa dos clientes é obter conectividade constante, e contar com uma disponibilidade de rede superior a 95% é algo atrativo e que podemos prover. A acessibilidade de rede da Eseye já evitou milhões de prejuízos nas operações de nossos clientes”, afirma a diretora geral da Eseye no Brasil, Ana Carolina Bussab.

A Plataforma InfinityIoT da Eseye foi projetada para maximizar o potencial dos investimentos em IoT, proporcionando uma experiência simplificada e eficiente no gerenciamento de conectividade. Em vez de navegar por diferentes plataformas de operadoras de rede móvel, o Infinity oferece uma visão consolidada de toda a conectividade IoT, permitindo controle total sobre seus ativos IoT a partir de uma única interface.

Fundada em 2007 no Reino Unido, a Eseye tem sua plataforma adotada por mais de dois mil clientes em todo o mundo, com algo em torno de 700 mil dispositivos conectados no Brasil.

 

 

Virtueyes

A Virtueyes é reconhecida no mercado por soluções IoT (Internet das Coisas). Nesse ano, além do simcard, a empresa levou para a Exposec 2024 solução para gestão de frotas – com rastreador veicular e plataforma de gestão; a solução de redes privativas; além de uma antena de alto ganho para locais com dificuldade para acesso a dados móveis.

O destaque, porém,ficou para a solução de redes privativas. “Ela ajuda a resolver o problema de conectividade em localidades em que o sinal de 4G é fraco ou inexistente, ou onde se requer um canal exclusivo de comunicação.Outra aplicação é para cidades inteligentes, onde as áreas urbanas utilizam tecnologia e coletam dados para otimizar recursos, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar eficiência operacional da cidade. Através desses dados obtidos por dispositivos IoT, é possível realizar o monitoramento do nível do rio, gestão de frota de ônibus, controle de vaga de estacionamento, câmeras de monitoramento, controle de semáforos, monitoramento de ambulâncias, reconhecimento facial, controle de iluminação pública, botão de pânico nas escolas, monitoramento de tráfego, gestão de resíduos, etc.”, comenta a diretora de Marketing,  Juliana Preussler Lopes.

Já no campo, explica ainda a executiva, as redes privativas permitem que o monitoramento de pecuária, telemetria de maquinários, rastreamento de frotas, comunicação celular para os colaboradores, tudo isso e muito mais esteja conectado através de sinal 4G privativo na fazenda. “Isso resulta em eficiência, segurança e sustentabilidade para o produtor rural.

A indústria 4.0 também se beneficia das redes privativas, permitindo melhorias na qualidade do produto, maior agilidade e aumento de competividade no segmento”, aponta.

 

 

Suntech

A Suntech anunciou 10 lançamentos de produtos durante a Exposec 2024. “Esse foi um ano bem importante para a gente, de retomada, porque nos segmentos de rastreamento está em curso a mudança do uso do 2G para o 4G. A Suntech ainda não tinha toda a linha de produtos em 4G CAT-I, era só a CAT-M, então tivemos o lançamento do CAT-I para todos os produtos esse ano, durante a feira”, explicou a diretora da Suntech do Brasil, Vanessa Kawakami .A empresa anunciou ainda lançamentos em videotelemetria com reconhecimento facial, que deve chegar ao mercado entre setembro e outubro, a um preço bem competitivo.

Sobre a Exposec, a executivo diz que este ano se mostrou diferente dos anteriores, na medida em que além do alto número de visitação, houve negócios fechados de fato, o que não era muito comum em edições passadas. “Fechamos negócios na Exposec o que não é uma característica do evento. A gente, geralmente, aproveitava a participação para fazer o institucional, reforçar a marca e mostrar novidades e produtos. Mas esse ano teve fechamento mesmo de venda durante o evento”, explica.

 

 

AlfaSense

A Alfa Sense é uma empresa de alta tecnologia, que se autodenomina deep tech, ou seja, que desenvolve tecnologia com base científica. Para aExposec 2024, a empresa apresentou tecnologias premiadas,como o Fence Light, que é uma solução para proteção perimetral através de fibra ótica, que transforma a fibra ótica em um microfone.

“O software, que está embarcado nessa tecnologia, transforma cada assinatura, cada ruído que acontece no perímetro como se fosse uma impressão digital. Dessa forma, eu consigo separar o que é chuva, o que é vento, o que é passo de uma tentativa de escalada, de corte, de quebra de muro. Ou seja, eu elimino o falso positivo em campo.Isso é uma grande evolução para o setor de segurança”, explica o CEO e co-fundador da Alfa Sense,  Hamilton Luiz.

Outra novidade que essa tecnologia agrega é que ela consegue fazer a detecção antes da intrusão. “Ou seja, você estará um passo à frente do bandido. Você consegue ter proatividade e afastar de forma preventiva. Esse é um trunfo no setor de segurança. Então, essa tecnologia, ela é proativa e ela é muito precisa”, afirma. A tecnologia, conforme o executivo, também tem como ponto positivo o fato de não queimar. “Estamos falando de fibra ótica. Em um país que tem muita descarga atmosférica – segundo o INPE, o Brasil é o campeão mundial de raio – ter uma tecnologia que não queima e imune à interferência eletromagnética, é de extrema importância.Porque, ao queimar, não é gerada apenas a questão da manutenção, mas também deixa o perímetro vulnerável. Então, é uma tecnologia que ganhou um prêmio por trazer todos esses benefícios em termos de inovação para o setor de segurança”, afirma.

Na Exposec 2024, a empresa anunciou ainda o pré-lançamento de uma tecnologia que evoluiu do Fence Light: o FenceSmart. A diferença entre os dois produtos é que, enquanto o Fence Light  protege perímetros de até 4 km, o Fence Smartprotege perímetros de 10 a 20 km, dando a localização exata do que está acontecendo lá no perímetro.

O executivo da Alfa Sense se mostrou muito otimista com a Exposec e também com o mercado de segurança eletrônica em 2024. “A Alfa Sense teve um crescimento no ano passado de mais de 100%, dobramos praticamente de tamanho. E a expectativa para este ano é que também dobremos novamente de tamanho o crescimento da empresa”, assinala Luiz.

 

Auvo

A Auvo apresentou na Exposec 2024 a plataforma que leva o nome da empresa. Trata-se de uma plataforma completa de gestão de equipes externas, cujo propósito está em simplificar as operações diárias de profissionais de instalação e manutenção de equipamentos, por meio de um software que oferece recursos como ordens de serviço, preenchimento digital de relatórios de visitas e controle detalhado do histórico de manutenções, proporcionando agilidade e controle na equipe de gestão externa de forma integrada.

Uma das novidades este ano, ficou para o lançamento do AuvoChat: um novo módulo de atendimento com o propósito de entregar aos gestores e técnicos uma comunicação integrada com seus clientes. “Dentre seus diferenciais está a centralização das principais ferramentas de comunicação como Whatsapp, Webchat, Messenger e Instagram em um único lugar. Retirando a necessidade da gestão de cada ferramenta separadamente e a possibilidade de esquecimento ou demora na resposta pelo serviço. Outra vantagem que ajuda a agilizar os atendimentos é que diretamente da plataforma é possível agendar visitas, enviar orçamentos e abrir tickets de atendimento. Além disso, o Auvo Chat agiliza o primeiro contato, personaliza a comunicação, aumenta a produtividade e pode ser usado como apoio para geração de vendas via WhatsApp”, assinala o CEO da Auvo, Gabriel Rodrigues.

O executivo diz que a Exposec é sempre um bom momento para a empresa, uma vez que é voltado para o público de segurança eletrônica, um dos principais setores atendidos pela Auvo. “O mercado de segurança eletrônica cresce a cada ano. Esse setor movimentou mais de R$12 bilhões somente no Brasil e cresceu aproximadamente 13%. Temos um mar de possibilidades, uma excelente oportunidade de nos tornarmos referência no setor de segurança e reforçar nossa liderança no mercado nacional e latino-americano”, afirma.

 

Lyra M2M

A Lyra M2M possui uma das tecnologias mais precisas de conectividade a M2M (MachinetoMachine, ou seja, comunicação entre máquinas, sem nenhuma intervenção humana) para o tráfego contínuo e seguro doas dados. Dentro dessa proposta, a empresa apresentou na Exposec 2024, o case “Larbor”. Na busca por uma solução para aprimorar a experiência dos gestores de piscinas e garantir piscinas que não causem danos à saúde dos banhistas, a “Larbor Tecnologia em Piscinas”, em parceria com a Lyra M2M, desenvolveu uma solução que permite automatizar e controlar remotamente a qualidade e o tratamento da água das piscinas, desde as residências, esportivas, condominiais e empresariais. A solução usa como base a tecnologia IoT (Internet das Coisas, na tradução para o português), permitindo o controle preciso da qualidade da água e a programação do uso de produtos químicos.

Segundo o diretor de Marketing da Lyra M2M, Jerome Pays, o potencial da IoT na área de tratamento de piscinas é vasto e em constante evolução. “Os estudos são constantes e teremos cada vez mais inovações. No mercado há, por exemplo, a integração de drones e pequenos robôs que limpam piscinas, mas que ainda não são automatizados à distância (é necessário alguém localmente para operá-los), e, no futuro, provavelmente vão se tornar gerenciáveis pela nuvem”, afirma.

Pays disse ainda que a IoT está sempre sendo estudada e testada com várias soluções, o que acaba gerando totós dos ano novos produtos e criações. “É possível que seja mais comum, que o condomínio ou proprietário de uma piscina consiga ligar e desligar o motor e outros componentes da piscina por meio de dispositivos de IoT”, ressalta. Para o diretor, não é possível prever quais serão as novas funcionalidades nesse mercado, mas todos os anos são desenvolvidas novas soluções e diversas áreas.

 

KORE Wireless

A Kore Wireless, uma das maiores empresas globais em conectividade e serviços de Internet das Coisas (IoT), mostrou na Exposec 2024 a ampliação de sua oferta de hardware conectado para o mercado brasileiro, a exemplo do que já faz em diversos países da América do Norte, Europa e Ásia.

A partir de agora, a KORE coloca à disposição do mercado soluções com conectividade integrada, homologadas pela Anatel, como rastreadores Suntech, rastreadores e roteadores Teltonika, câmeras Hikvision e roteadores industriais Synthetic.Os produtos, expostos no espaço KORE na Exposec 2024, podem ser adquiridos por meio de venda tradicional, com opção de operadora, ratificando no Brasil a ampla experiência e presença global da KORE, marcada por ações dedicadas a ampliar o mercado e facilitar o uso de soluções em IoT.

“Uma das maiores dificuldades para quem quer implantar soluções de IoT, é a necessidade de conhecer e interagir com uma grande diversidade de fornecedores, o que acaba contribuindo para que apenas 1/3 dos projetos em IoT sejam de fato efetivados”, analisa Júlio Tesser, VP Latam da KORE. “Por isso, a nossa principal missão é simplificar esta tarefa, liberando as empresas para focarem em sua atividade principal, enquanto as equipes da KORE cuidam de tudo.”.

São exemplos de soluções integradas KORE, apresentadas na feira, o rastreador Suntech ST8310U 4G. Com tecnologia 4G CAT-1 e fallback para 2G, o rastreador é uma boa opção para veículos, cargas e ativos; oroteador Teltonika RUT200, equipado com 4G LTE, Wi-Fi e duas portas Ethernet, com recursos de gerenciamento remoto, e que é compacto e fornece conectividade confiável em condições rigorosas normalmente presentes em setores como logística e indústria; as câmeras DashcamHikvisionque têm visão panorâmica 360° e gravador de vídeo digital, com opção de sensores de fadiga, boa opção para integrar sistemas de videomonitoramento de veículos em movimento; e os roteadores Synthetic, que são wireless SD-WAN com suporte a até 4 operadoras móveis ou suporte a LTE e 5G e aplicação de AI para o aprendizado do comportamento das redes móveis. Soluções integradas que se somam a outros produtos, como rastreadores BWS IoT, ampliando o portfólio da KORE na América do Sul.

 

Aliara

A Aliara, empresa especializada em segurança perimetral, levou para o seu estande na Exposec 2024 diversas novidades em produtos e soluções, entre elas o Sistema Cabo Sensor Microfônico Digital e o Sistema Aliara Fiber de Cabo Sensor por Fibra Óptica. Enquanto o primeiro promete transformar a superfície em que se instala em um grande sensor (compatíveis a diferentes tipos de surperfícies: alambrados, muros, grades, terra, etc., com dois setores de alarme na mesma placa); o segundo funciona com detecção por kits com até 500 metros ou sistema de alta precisão com detecção a cada 10 metros, não necessitando de alimentação elétrica, com  toda comunicação realizada através da mesma fibra óptica.

Fez parte também dos lançamentos para a feira a cerca elétrica de alta performance, que permite a detecção de curto circuito entre arames e alta capacidade de energização; o radar para proteção perimetral – sistema proteção perimetral de alta performance, que pode ser integrado com câmera dome, 450 metros para pessoas e 600 metros para veículos; e o software de controle integrado via IP, que detectam os sinais vindos dos lugares delimitados, gerados por fatores como tentativas de corte, escaladas ou passos.

 

Arqia

A Arqia levou para a Exposec 2024 o seu portfólio de rastreadores, planos de conectividade de alta cobertura e a plataforma de gestão de frota. “Cabe ressaltar que trabalhamos com equipamentos de diferentes parceiros que possibilita a conectividade com opções de multioperadoras. A nossa plataforma de gestão é bem robusta e permite controle total da frota, entre outras funcionalidades importantes. E apresentamos novos rastreadores com tecnologia 4G, incluindo os novos modelos da Suntech. Esses equipamentos foram integrados ao nosso portfólio que agora chega a cerca de 30 devices de última geração e de diferentes fabricantes. Temos a vantagem de atuar como uma one stop shop, que permite que o cliente encontre uma solução completa dentro de um único contrato, e que pode incluir desde rastreadores em si, a conectividade e a plataforma de gestão”, explicou o diretor Comercial, Eduardo Resende.

Para o executivo, a feira, por reunir diferentes empresas do setor de segurança que buscam tecnologia e inovação para o seu negócio, cria oportunidades de networking e permite discutir as últimas tendências e inovações da indústria. “É sempre muito significativo e importante estarmos nestes encontros para conhecer potenciais parceiros de negócios e encontrar clientes e fornecedores”, afirma.

Resende ressalta ainda que o mercado de segurança eletrônica e de rastreamento tem apresentado um crescimento significativo em todo o mundo e que este movimento é uma combinação de avanços tecnológicos e a sensibilização sobre a importância da segurança no dia a dia.

“Considerando essas evoluções, o mercado busca um fornecedor que ofereça um portfólio cada vez mais completo, com todos os serviços agregados, além de planos de multioperadoras para cobertura e gestão nacional.Vale destacar que nós podemos contribuir em diferentes frentes de segurança como, por exemplo, com rastreadores para diferentes veículos e conectividade para câmeras de segurança. A Arqia acompanha diariamente o mercado para oferecer soluções alinhadas aos avanços tecnológicos”, finaliza.

 

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close