Com um movimento estratégico que promete agitar o mercado de automação para portões e reforçar sua presença junto aos seus clientes, a Indústrias Rossi anuncia a contratação do lendário capitão do pentacampeonato, Cafu, como seu novo garoto-propaganda para 2026.
A parceria com o bicampeão mundial de futebol, que será o principal rosto da marca ao longo do próximo ano, marca uma ambiciosa fase de investimentos da Rossi, com objetivo de elevar significativamente o valor percebido da marca (Brand Equity) e estreitar laços com todo o seu ecossistema de parceiros.
Ambição e Identificação com a Liderança
A escolha de Cafu não é coincidência. Ele é sinônimo de liderança, garra, confiança e sucesso global – atributos que a Rossi busca associar diretamente à qualidade e inovação de seus produtos de automação, especialmente no segmento de portões eletrônicos e controle de acesso.
A velocidade, que foi uma das principais caraterísticas do lateral campeão do mundo, também é marca registrada dos automatizadores da linha NITRO da Rossi, reconhecidos por serem os mais rápidos do mercado.
Para Sérgio Foresta, Country Director da FAAC Technologies “a chegada do Cafu como novo rosto da Rossi representa muito mais do que uma parceria: é a união entre talento, proximidade com o nosso público e os valores que queremos reforçar. Ele traduz a confiança, qualidade e liderança, exatamente o que buscamos para esta nova fase da empresa.”

Foto: Indústrias Rossi/Divulgação
“A figura de Cafu transcende o futebol. Ele representa a excelência, ética e confiabilidade dentro e fora de campo, valores que são o cerne da Rossi em cada automatizador e soluções que produzimos. Acreditamos que essa parceria marca uma nova fase na história da Rossi “, afirma Matteo Biliotti, diretor comercial da Indústrias Rossi.
A Copa do Mundo: O Ponto de Virada
O timing desta ação foi crucial. Com a Copa do Mundo de 2026 se aproximando, a Rossi aposta em uma estratégia de marketing que irá conectar emocionalmente a marca ao maior evento esportivo do planeta.
A imagem de Cafu será central em todas as campanhas, materiais de ponto de venda, eventos corporativos e mídias digitais, proporcionando uma identificação imediata entre a Rossi e os nossos campeões.
A estratégia de Comunicação para 2026
A primeira campanha com o novo garoto-propaganda está prevista para o início de 2026 e focará na linha de produtos de alta performance da marca, usando metáforas do futebol para ilustrar a velocidade, força e confiabilidade dos automatizadores Rossi.
Para Distribuidores e Parceiros: A Rossi visa oferecer uma ferramenta de vendas poderosa, aproveitando o apelo de Cafu para gerar tráfego e interesse em seus canais de distribuição.
Para Instaladores e Técnicos: A meta é reforçar o orgulho em trabalhar com uma marca de alto valor percebido, incentivando a preferência e fidelidade na hora da especificação técnica.
Para o Consumidor Final: Criar uma associação mental entre a segurança e qualidade dos produtos Rossi e a confiança inspirada por uma lenda do esporte.
O mercado de automação para portão e controle de acesso já aguarda pelos desdobramentos dessa jogada de mestre da Rossi, que busca se consolidar como a campeã na preferência de todo o mercado.
Mercado de portões automáticos em aceleração
Em entrevista exclusiva para a Revista Security, Sérgio Foresta, country director da FAAC Technologies, destaca mais detalhes desta iniciativa.
Confira!
Revista Security: Qual a emoção de ter Cafu como representante? Como surgiu essa iniciativa e quais as perspectivas de vocês neste mercado em expansão, com o Brasil em evidência?
Sérgio Foresta: A iniciativa é empolgante. Nossa ideia nasceu da proximidade com o ano da Copa. O brasileiro é apaixonado por futebol também como os italianos, e identificamos em Cafu um líder que compartilha os valores centrais da Rossi e da FAAC Technologies, nossa matriz italiana.
Consideramos que ele nos representa da melhor forma como sinônimo de qualidade, liderança e rapidez. Rapidez é um diferencial nosso, pois oferecemos os automatizadores de portão mais rápidos do mercado, com abertura em apenas três segundos e dois anos de garantia mecânica. A união de tudo isso agregou um valor imensurável à nossa marca.
Revista Security: A empresa está realizando investimentos significativos neste setor de automatização de portões?
Sérgio Foresta: Sim, estamos investindo muito. Recentemente, por exemplo, adquirimos a cota majoritária da Garen, nossa concorrente. São investimentos de alto volume, mas acreditamos firmemente no potencial desse mercado, que será extremamente interessante para nós nos próximos anos. Tanto a aquisição da Garen quanto a parceria com Cafu refletem essa visão de futuro e o compromisso com o crescimento.
Revista Security: No que diz respeito à tecnologia, a empresa importa experiências ou aproveita o know-how do mercado nacional?
Sérgio Foresta: Tudo o que produzimos na Rossi, assim como na Garen, é desenvolvido internamente. Embora façamos parte de um grupo multinacional e aproveitemos a vasta experiência global — o que nos traz processos e diferentes abordagens de qualidade —, todas essas ideias são tropicalizadas para o Brasil. Portanto, o resultado final é um produto com DNA essencialmente local e nacional.

Cafu com os representantes das Indústrias Rossi e parceiros
Foto: Indústrias Rossi/Divulgação


