Menos policiais, mais vigilantes: cresce categoria no País

O Brasil conta atualmente com 800 mil vigilantes. Este número é expressivo por um motivo também crescente: o aumento de 30% de crimes contra o patrimônio, como os furtos, estelionatos e receptação, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública.

Em matéria exibida pelo SBT Brasil informa que em 2022, a quantidade de vigilantes no País teve alta de 3%, mais de 26 mil novos profissionais na área, segundo dados da Polícia Federal.

Fazendo um recorte, São Paulo conta com 200 mil vigilantes. Na outra ponta, o efetivo policial do estado não passa 81 mil. A estimativa é de, no mínimo, ser 25% maior.

 

Segurança pública

 

Celio Egídio, coronel da reserva da PM, disse na reportagem que a baixa de efetivo é uma questão complexa. “Há uma defasagem de efetivo em mais de 25 estados no país, então temos uma questão muito complexa desde 2013. Nós estamos falando de 8 anos em que os efetivos das polícias estão diminuindo, principalmente em São Paulo. São vários os fatores, um deles, logicamente são os baixos salários”, disse.

A necessidade de mais concursos, plano para fortalecer não apenas a segurança pública, mas também o contingente de vigilantes espalhados pelo país, que englobam otimização de salários e capacitação desses profissionais, devem ser aplicadas, enumera o coronel.

 

Foto: Reprodução

Comentários estão fechados.