Monitores de sistemas eletrônicos de segurança são inclusos na CBO

0

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A Abese (Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança) conseguiu, junto ao MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), a inclusão das atividades de monitores internos e externos de sistemas eletrônicos de segurança, na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), atualizada recentemente.

A partir de agora, as empresas de segurança eletrônica poderão identificar seus funcionários pelos códigos previstos na CBO para as funções de instaladores e mantenedores de sistemas eletrônicos de segurança, descritos como instalador de alarmes, instalador de alarmes residenciais; montador de sistemas eletrônicos de segurança, rastreador de satélites; monitor de sistemas eletrônicos de segurança interno, monitor interno de alarmes e monitor de sistemas eletrônicos de segurança externo, agente de vistoria de alarmes, monitor externo de alarmes e vistoriador de alarmes.

A inclusão é resultado do trabalho que a Abese desenvolveu desde o final de 2014, interagindo com o MTE, por meio de diligências em Brasília (DF), indicando empresas, funcionários e observadores que contribuíram com os trabalhos de análise desenvolvidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), responsável técnica pela CBO.

Para a presidente da Abese, Selma Migliori, essa conquista se trata de um marco fundamental para o segmento de Sistemas Eletrônicos de Segurança. “Essa inclusão representa o reconhecimento do papel desses profissionais e os distingue da categoria de vigilantes, cria também distinção entre o segmento de segurança eletrônica e o de vigilância”, destaca a presidente.

O reconhecimento das atividades desenvolvidas por esses profissionais, finaliza Selma, “facilitará o esclarecimento de todas as partes interessadas, inclusive em relação ao enquadramento sindical, afastando de vez a confusão com os vigilantes”.

Deixe uma Resposta

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link