Sispen do MT receberá equipamentos

0
747191aeb55b52fe4b6358c6fdac60cf
FOTO: Secom/MT

Por meio do Programa de Modernização do Sistema Prisional Brasileiro, o Ministério da Justiça empregará R$ 826 mil na compra de equipamentos de revista eletrônica – cinco raios-X, 32 portais, 141 detectores manuais e 61 banquetas para a área de segurança do Sistema Penitenciário (Sispen) de Mato Grosso. O objetivo da ação é propiciar melhorias nas revistas realizadas nas entradas das unidades, inibindo a entrada de drogas, aparelhos telefônicos e armas.

O Governo do Estado já aplicou R$ 4,2 milhões na aquisição de 2,5 mil em equipamentos bélicos para o Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas, agora o Ministério da Justiça fará a compra de equipamentos de revista eletrônica para Mato Grosso.

ADe acordo com o pregão eletrônico SRP Depen nº 13201/2014, as empresas responsáveis por gerenciar o sistema deverão fornecer, instalar, ativar e cuidar da parte da instrução técnica e operacional e assistência técnica dos equipamentos de inspeção de segurança em estabelecimentos prisionais.

Os aparelhos equiparão todas as unidades do Sistema Penitenciário no estado. Os cinco raios-X serão destinados às penitenciárias. De acordo com o Depen, os detectores de metal (portal, raquete e banqueta), serão entregues até dezembro de 2015. O próximo passo é montar o cronograma de entrega, que deverá cumprir exigências e seguir requisitos como logística, para facilitar o trabalho, e urgência dos entes federativos.

A distribuição do material será feita em três lotes e Mato Grosso será contemplado no segundo, em um grupo formado pelos estados do Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins.

Tecnologia

Segundo a fabricante, o portal detector de metais é um equipamento de alto desempenho, avançada tecnologia e altíssima sensibilidade, apropriado para o uso em sistemas penitenciários. Possui capacidade de detecção de metais ferrosos e não ferrosos de pequenas dimensões, incluindo lâminas. Já o detector de metais manual é um equipamento microprocessador de alta sensibilidade, baixíssimo consumo de bateria, desenvolvido para aplicação em revistas pessoais, detectando metais ferrosos e não ferrosos. O produto é otimizado para utilização nos sistemas penitenciários, com funcionalidades e técnicas de processamento de sinais implementadas em eletrônica avançada.

Deixe uma Resposta
BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close