Soluções de IA em videomonitoramento aumentam segurança de empresas do setor de energia

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Desenvolvidos com inteligência artificial, os analíticos de vídeo aplicados em sistemas de videomonitoramento podem trazer muitos benefícios para as empresas de geração e distribuição de energia, seja de fonte hidrelétrica, eólica ou fotovoltaica. O videomonitoramento inteligente amplia a segurança na gestão de equipamentos, processos, circulação de pessoas e situações que envolvem segurança patrimonial e de pessoas.

Na matéria publicada pelo portal Click Petróleo e Gás, Mário Tranche, profissional da área de engenharia de soluções da Avantia, explica que com o sistema integrado que faz a análise dos dados captados nas imagens é possível prever, acompanhar e atender uma série de ações, como evitar uma invasão de perímetro, controlar a entrada de pessoas autorizadas nesses espaços, além de verificar o uso adequado de EPIs, contribuindo para evitar acidentes. Tudo automaticamente, sem a necessidade de operação ativa de pessoas.

O especialista informa também que um sistema de videomonitoramento inteligente em empresas de energia pode fazer o controle do funcionamento de chaves seccionadoras, em tempo real, antecipando um acidente ou falha nos equipamentos, como um superaquecimento. Assim, o operador pode agir rapidamente tanto na prevenção de incidentes quanto na resposta ágil às emergências e inconformidades, contribuindo também para a redução dos custos operacionais.

Comentários estão fechados.