Tecnologia integrada em mobilidade otimiza ações de fiscalização e segurança pública

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O Governo do Espírito Santo passará a usar a tecnologia em monitoramento veicular para otimizar ações de fiscalização fazendárias, ambientais, de trânsito e de segurança pública nas rodovias estaduais e demais vias públicas do Estado. Trata-se do programa Cerco Inteligente, que prevê a instalação de equipamentos que trabalham de maneira integrada, entregando análise de dados, utilizando inteligência artificial com base em imagens, vídeos e ferramentas de investigação.

Três empresas com diferentes expertises, incluindo a Velsis – empresa especialista no desenvolvimento de tecnologia em mobilidade -, formam o Consórcio Pedras Verdes, vencedor da licitação estadual por um período de cinco anos. Elas serão responsáveis pela implantação da tecnologia nas áreas de software, câmeras de leitura de placas de veículos (LPR) e câmeras panorâmicas e também de pontos de coleta de imagens com balanças de pesagem em movimento (WIM — Weight in Motion).

 

Mais segurança aos cidadãos

 

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, destaca: “o Cerco será muito importante, sendo uma plataforma de inteligência artificial que temos a partir de agora e que poderá ser demandada e aperfeiçoada a cada dia, fazendo com que as informações sejam processadas e, como consequência, melhoram a nossa resposta, trazendo mais segurança à toda sociedade capixaba”.

Ao todo, são 290 pontos de fiscalização nas divisas do Estado e nas rodovias que cortam o Espírito Santo, onde estão sendo instaladas 90 balanças móveis e 1.650 câmeras. A tecnologia é desenvolvida por um consórcio de multinacionais de tecnologia.

Todas as informações serão enviadas para Centros de Comando e Controle que utilizam Big Data com inteligência artificial em tempo real e permitem a programação de atividades em campo com maior assertividade e eficiência.

 

Combate ao crime

 

De acordo com Guilherme Araújo, especialista em mobilidade e presidente da Velsis, a ação do governo capixaba é considerada inédita no Brasil, tendo em vista que permitirá ações de combate ao crime em diferentes áreas públicas. “Este programa é um grande exemplo de como a tecnologia pode ser usada a favor da segurança da população, da manutenção do patrimônio ambiental e físico e para coibir a evasão fiscal”, afirma.

Com o investimento em tecnologia para o Programa Cerco Inteligente será possível, entre outras ações, identificar o perfil de tráfego de veículos no estado – origem-destino, tempo médio de percurso -, o combate a evasão fiscal com o controle de veículos de carga e a análise dos dados e otimização da estratégia de atuação das secretarias envolvidas.

Comentários estão fechados.

CREDENCIAMENTO DISPONÍVEL

Garanta sua credencial gratuita e participe do evento mais esperado para o setor de segurança na América Latina.
CREDENCIE-SE J!
close-link