TIM oferece conexão para primeira tornozeleira eletrônica 4G IoT do país

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

A operadora de telefonia TIM anunciou parceria com a Spacecom – empresa especializada em monitoramento de sentenciados para comercialização da primeira tornozeleira eletrônica 4G IoT do país. Os aparelhos – que monitoram presos em regime semiaberto ou domiciliar – utilizam rede Narrowband-IoT (NB-IoT).

Utilizada em outros setores, como o agronegócio, a tecnologia NB-IoT permite que dispositivos de baixa complexidade transmitam dados com maior cobertura em relação a uma rede móvel tradicional.

De acordo com Paulo Humberto Gouvêa, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, ela já é adotada como padrão ao redor do globo e utilizada massivamente para vários tipos conexões e aplicações em países como China e Estados.  “A TIM continua investindo fortemente no mercado de IoT para apoiar os negócios de empresas, como a Spacecom, neste percurso de transformação digital”, diz.

A Spacecom oferece monitoramento de pessoas para a área de segurança pública, como as tornozeleiras e dispositivos auxiliares que permitem o monitoramento de vítimas da lei Maria da Penha, por exemplo.

As tornozeleiras possuem alta segurança na transmissão e armazenamento das informações, atendendo à normas nacionais e internacionais e com custos condizentes com as necessidades brasileiras.

As informações de localização georreferenciada (GPS, Glonass e demais sistemas) e de alarmes são transmitidas por meio da rede 4G com a tecnologia NB-IoT da TIM para os servidores da Spacecom e disponibilizadas via interface web. Com isso, o órgão contratante tem acesso aos dados de monitoramento em tempo real a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

“A Spacecom está dando o pontapé inicial para uma nova geração de tornozeleiras eletrônicas, usando como aliada uma tecnologia mais moderna, com a possibilidade de implantarmos funções que não existiam antes”, afirma Sávio Bloomfield, presidente da empresa.

“Em parceria com a TIM, desenvolvemos um sistema moderno, confiável e seguro, que atua em conjunto com as antenas de celular espalhadas por todo o Brasil. Este aparato tecnológico permite cobertura em locais que antes não havia sinal.”

Atualmente, a Spacecom disponibiliza a tecnologia a secretarias de Segurança Pública dos Estados de SP, RJ, MG, GO, MT, MS, AC, RR, BA, CE, PE, PI, RN, PR e SC, além da Justiça Federal de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Comments are closed.