WhatsApp anuncia privacidade total no backup de mensagens criptografadas

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

O WhatsApp anunciou recentemente o tão esperado backup de conversas totalmente criptografadas de ponta a ponta para o iCloud e o Google Drive. Antes, quando as mensagens do WhatsApp eram salvas nos sistemas de armazenagem em nuvem da Apple e do Google, elas ainda podiam ser acessadas por ambas as empresas através de decisão judicial.

De acordo com matéria do Yahoo, agora, com o WhatsApp oferecendo backup de mensagens totalmente criptografadas na nuvem, ninguém, exceto o usuário, pode ter acesso a elas.

É importante destacar uma desvantagem: já que ninguém além do próprio usuário pode descriptografar o backup, se ele esquecer a senha ou chave de criptografia, não terá como acessá-lo. Este problema ocorre com tudo que é totalmente criptografado de ponta a ponta.

A notícia também significa que o app de mensagens do Facebook ficou ainda mais seguro do que o da Apple. Apesar da Apple criptografar iMessages armazenadas no iCloud do usuário, ela ainda tem acesso a elas, o que significa que, por determinação de órgãos legais, a empresa pode acessá-los.

O WhatsApp esclarece que o recurso será implementado em fases, o que significa que pode demorar um tempo até que todos os usuários possam acessá-lo.

Comentários estão fechados.