5G no Brasil: chegada da tecnologia promove melhorias em diversos tipos de negócios

A chegada do 5G no Brasil promete tornar as conexões muito mais rápidas e estáveis, permitindo que bilhões de dispositivos sejam conectados entre si e à internet simultaneamente. Essa evolução, por sua vez, vai além da velocidade de navegar pela web e ajudará a aumentar a produtividade, além de oportunizar para a criação de novos aplicativos e modelos de negócios, gerando também melhorias significativas em relação ao comportamento do consumidor.

Segundo Cristina Fragata, sócia e COO da empresa de tecnologia e usabilidade Attri, nos próximos anos, vamos testemunhar a verdadeira transformação digital no Brasil. Empresas ampliando o 5G, casas mais conectadas, novos modelos de negócios impulsionados pela conectividade, entre outras inovações. “A nova rede fará com que as companhias utilizem em larga escala tecnologias como Big Data, Internet das Coisas, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, entre outras”, comenta.

Segundo a especialista, essa conectividade permitirá a coleta de inúmeros dados em tempo real, que até o momento são coletados de forma isolada. “Será um prato cheio para marcas, que poderão usar essas informações para melhorar a experiência do cliente, aumentar o seu engajamento e a sua fidelidade”, diz.

 

Veja essas e outras áreas que serão melhoradas com a chegada do 5G no Brasil.

1. Atendimento automatizado

O atendimento automatizado – não executado por humanos – poderá ganhar mais espaço no Brasil. Com o 5G, será possível captar informações do usuário, identificar suas demandas e oferecer experiências personalizadas. Essa coleta ocorrerá de maneira mais veloz e em maior volume. Como resultado, empresas conseguirão automatizar seu atendimento, otimizando o customer experience com o marketing, venda e pós-venda.

2. Machine Learning e Inteligência artificial

Machine Learning e AI poderão no futuro se beneficiar com a chegada do 5G no Brasil, já que podem ser usadas em diversos cenários: para apoiar estratégias de segurança, automatizar pagamentos, otimizar a jornada e o relacionamento com o cliente, além de melhorar performance nas operações, como gestão de funcionários, estoque e logística.

3. Reconhecimento facial em diversas áreas

Essa é uma tecnologia que permite inúmeras usabilidades, indo desde a questão de segurança até a modernização da jornada do cliente. Ao incorporar o recurso na experiência de compra física ou online, por exemplo, as empresas podem implementar estratégias personalizadas. Um dos principais desafios para aderir ao conceito – que já é utilizado em diversos lugares do mundo – é acompanhar o nível de conectividade exigido pelo modelo. É aí que o 5G se destaca.

4. Realidade Aumentada e IoT no varejo

Com a chegada do 5G no Brasil, a Realidade Aumentada tem grande potencial de se popularizar, principalmente no varejo. Isso porque será possível entregar ofertas de forma personalizada, permitindo que os clientes visualizem os produtos em diferentes configurações, até mesmo em casa. Isso impulsionará a tendência de maior integração entre as compras físicas e online e mudará a forma como os consumidores se conectam com as marcas, refletindo diretamente na jornada de compra.

“O varejo integrado reflete as soluções de IoT que estão sendo aplicadas cada vez mais pelos e-commerces no Brasil. Será possível rastrear produtos por meio de etiquetas eletrônicas personalizadas com chips, por exemplo. Esse rastreio controla e informa, com dados em tempo real, quais são os itens mais vendidos, a velocidade de giro, quantidade de estoque e mercadorias que vendem menos. Assim, fica mais fácil tomar a decisão certa durante o processo de venda e prever futuras transações”, finaliza Cristina.

Comentários estão fechados.