Após dobrar de tamanho nos últimos quatro anos, a filial brasileira da Came, multinacional de origem italiana que é líder mundial em produtos de controle de acesso no mercado de segurança, confirmou os seus planos e metas para seguir com a sua expansão constante no país. No Brasil desde 2010, a companhia passou a operar em uma nova sede, em Indaiatuba (SP), a partir do segundo semestre de 2025, e a sua estrutura atual é três vezes maior do que a da sua base anterior. Com espaço ampliado para produção, montagem e armazenamento de equipamentos em sua fábrica, o que também colabora para melhor eficiência logística, a empresa mudou de prédio para continuar atendendo com sucesso as demandas do seu setor, no qual projeta crescer no mínimo 15% em 2026, em comparação com o último período de 12 meses, no qual registrou o seu volume recorde de negócios em solo nacional.
A projeção foi revelada por Marco Barbosa, diretor da Came do Brasil, que também vislumbra o aumento das atividades da filial como exportadora de produtos para outros países da América do Sul. “O ano passado foi o melhor da série histórica desde quando a Came está aqui. Tivemos um crescimento próximo dos 30% em relação a 2024, de uma maneira geral, e a área que mais cresceu foi a de alta segurança novamente, com quase 100% de expansão. Isso vem confirmando toda a expectativa que tínhamos de um bom resultado neste subsegmento e que se confirmou principalmente por meio de clientes que necessitam de produtos confiáveis, como bollards (tipo de barreira super-resistente com acionamento remoto), garras de tigre (dilaceradores de pneus fixados no solo), além de diversos modelos de cancelas capazes de absorver fortes impactos e portas com detectores de metais, entre outros equipamentos que, após serem instalados, fazem os nossos consumidores perceberem o bom custo-benefício desses dispositivos”, ressalta o líder da unidade da multinacional com mais de 50 anos de história e atualmente com filiais em mais de 20 países.
Especialista em segurança, Barbosa justifica o seu otimismo em um novo crescimento expressivo da Came em 2026 ao lembrar o fato de que a empresa tem ampliado o alcance dos seus produtos e serviços, além de oferecer um atendimento cada vez mais personalizado. “Temos clientes hoje dos setores empresarial, de condomínios residenciais e logísticos, como centros de distribuição. Essa diversificação também é fruto da criação de um departamento que só cuida de projetos especiais, com um diretor comercial e uma área técnica especialmente voltada a esses trabalhos, além de uma divisão exclusiva para produtos de alta segurança. Com essa organização, crescemos bastante e agora estimamos uma expansão de pelo menos 15% neste ano”, reforça.
Empresa cresce junto com elevação do temor à violência
A evolução constante das atividades econômicas da Came no mercado brasileiro ocorre na esteira da preocupação crescente da população com a criminalidade. Em recente pesquisa realizada pelo Datafolha, que ouviu 2.002 pessoas, de 113 municípios, entre os dias 2 e 4 de dezembro, 16% dos entrevistados apontaram a segurança pública como o problema mais grave do país. O setor só ficou atrás da saúde, indicada por 20% dos participantes como a questão mais preocupante, e ultrapassou a economia, que caiu para a terceira posição, com 11% dos votos, no ranking dos assuntos que mais afligem os habitantes do país.
Antes disso, em setembro, um outro amplo levantamento realizado por esse mesmo instituto de pesquisa teve 22% das pessoas ouvidas elegendo a segurança pública como o tema mais preocupante. Em meio a esse panorama de temor permanente com a violência, o avanço da tecnologia é um aliado fundamental no combate aos criminosos e a busca por dispositivos que reforcem os sistemas de proteção vem aumentando. Em 2024, o faturamento médio do mercado de segurança eletrônica foi de R$ 14 bilhões no território nacional, um aumento de 16,1% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese).
Diante deste cenário, a Came vem ampliando o seu portfólio constantemente no Brasil. A empresa incluiu recentemente à sua gama de equipamentos de controle de acesso dois novos modelos de catracas, que contam com alta tecnologia, eficiência operacional e ainda possuem um design diferenciado. E a estrutura proporcionada pela sua atual sede no país, onde é beneficiado por um espaço para estoques bem maior do que o comportado pela sua base anterior, possibilita que a empresa diversifique as suas linhas de produtos para os clientes e expanda a sua atuação no mercado para mais segmentos.
“Hoje temos condições de trabalhar em uma área produtiva que nos permite realizar as montagens de cancelas, portas automáticas, acessórios e outros dispositivos fornecidos pelo Grupo Came no mundo, sendo que podemos começar a oferecê-los em breve, como, por exemplo, os motores de portão da Motorline, empresa portuguesa que foi adquirida pela Came e também tem produtos de controle de acesso e segurança. Esses motores de portão fazem um sucesso bem grande na Europa e vão ser montados aqui para serem comercializados com um preço mais acessível e como produtos de alto desempenho”, revela Barbosa.
O diretor da unidade brasileira da companhia indica que o plano é apresentar também diversas novidades na próxima edição da Exposec, a Feira Internacional de Tecnologia em Segurança, marcada para ocorrer entre os dias 1º e 3 de junho, em São Paulo. Ele revela que deverá ter uma noção mais clara do que poderá ser adicionado ao portfólio da empresa após a reunião geral da Came, agendada para março, na Holanda, onde a multinacional confirmará os equipamentos que serão lançados neste ano e em 2027 no mundo. “A Came tem uma série enorme de produtos lá fora, que são utilizados principalmente na Europa, e podemos trazê-los para cá, de acordo com a demanda do mercado nacional, pois atualmente temos condições de montá-los aqui e também de estocar quantidade suficiente para suprir altas demandas sem risco de desabastecimento aos clientes em caso de uma brusca procura”, ressalta.
Estratégia comercial nacional e meta de expansão no continente
Um dos principais segredos do crescimento constante da Came no mercado nacional é a adoção de uma estratégia comercial na qual hoje conta com a ação de 11 vendedores alocados nas principais cidades do Brasil, o que permite atender os clientes de perto e de forma mais rápida tanto na parte de produção quanto na do gerenciamento do estoque dos equipamentos solicitados. Para completar, a empresa possui mais de 500 integradores que ajudam a satisfazer as expectativas dos consumidores na entrega dos projetos de segurança por meio das soluções oferecidas pela gama de dispositivos do portfólio da empresa.
Ao mesmo tempo em que cresce nacionalmente, a filial brasileira da companhia mira ampliar a sua atuação no continente. “Temos realizado um trabalho intenso para colocar a Came mais presente no Mercosul, sendo que a parte mais delicada para nós está relacionada às condições dos países desta região, às vezes com economia fragilizada ou em recuperação. Isso dificulta um pouco os planos, mas já temos vendas fechadas para essas nações e com previsão de ampliação para a América do Sul. À medida em que as coisas vão se consolidando, aumentamos a expansão, mas com bastante consciência para não prejudicar nenhum mercado, em um passo a passo de acordo com o desenvolvimento do ambiente de negócios e as demandas. Estamos capacitando a produção internamente para atender os mercados da melhor forma possível. No curto prazo, atendemos hoje o Mercosul, mas planejamos, nos próximos anos, estender isso para toda a América do Sul”, projeta Barbosa.
Edvandro Cezar, gerente de importação e exportação da Came, destaca, por sua vez, que a filial brasileira atualmente possui capacidade operacional, técnica e estrutural para abastecer o Mercosul de forma consistente, assim como ressalta que a unidade nacional já realiza exportações para países como Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia e Argentina. “Além disso, a empresa possui vendas estruturadas e planejamento contínuo de expansão, com uma visão clara de crescimento gradual para a América do Sul”, afirma o representante.
O recente acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, assinado após mais de 25 anos de negociações, também foi analisado por Cezar como um marco relevante para os países sul-americanos. “Embora ainda não seja possível dimensionar plenamente todos os seus efeitos sobre a Came do Brasil, a avaliação inicial indica uma perspectiva positiva, especialmente no que diz respeito à melhoria das condições de importação de maquinário, componentes e insumos industriais, o que pode contribuir para a sofisticação dos processos produtivos e para o aumento da competitividade”, pondera o gerente, para depois reforçar: “Há também expectativa de redução gradual de barreiras tarifárias e custos tributários, o que pode favorecer tanto a produção local quanto a integração com a cadeia global do grupo. No momento, o tema está sendo analisado de forma conjunta com a matriz, considerando seus impactos regulatórios, operacionais e comerciais, bem como as oportunidades que podem surgir para o mercado brasileiro e para os demais países do Mercosul”.
Referência como líder mundial em controle de acesso no setor de segurança, a Came disponibiliza hoje uma extensa carteira de equipamentos em seu portfólio para o mercado brasileiro. Além dos vários produtos de sua gama de alta segurança, oferece catracas, cancelas, automatizadores de portões e portas automáticas e com detectores de metais em sua linha de controle de acesso, assim como tem o Came Key, o Came Connect e o Came QBE como opções de acessórios remotos para operar ou monitorar dispositivos à distância.

Equipes de vendedores e de outros departamentos da Came durante reunião na nova sede da empresa, na semana passada, em Indaiatuba (SP) – Foto: Came do Brasil/Divulgação


