Brasil conta com 30 mil câmeras corporais em uso por policiais

Levantamento recente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) mostra que o Brasil já conta com mais 30 mil câmeras corporais em uso por policiais e guardas municipais. Até agosto, aponta a pasta, 26 unidades da federação já estavam em operação ou estavam em processo de utilização do equipamento.

São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro são os mais avançados em uso, enquanto Mato Grosso ainda não planeja adquirir as bodycams, como também são chamadas essas câmeras.

 

Norma de padronização

 

Além do item, o MJSP pretende elaborar uma norma de padronização para esse equipamento, com critérios técnicos para ajudar estados e municípios na aquisição, bem como a promoção de treinamentos de operação dessa tecnologia e avaliações de impacto de sua adoção no Brasil.“A ideia é melhorar a legitimidade e a confiança das pessoas nas polícias e fazer com que as polícias sejam vistas de uma outra forma. Isso será possível por meio da melhoria da qualidade do trabalho”, frisa Márcio Mattos, coordenador-geral de Governança e Gestão do Sistema Único de Segurança Pública, à Agência Brasil.

Pontos importantes a serem discutidos nessa diretriz nacional são a segurança da custódia das imagens, além douso dessas gravações. “Precisamos avançar muito na implantação das câmeras como elas são hoje. Elas ainda estão numa grande fase de testes”, resume Carolina Ricardo, diretora do Instituto Sou da Paz.

Foto: Rovena Rosa – Agência Brasil

Comentários estão fechados.