Governo do Espírito Santo realiza 1º Seminário DronES

O I Seminário DronES reuniu cerca de 100 servidores de diversos órgãos do poder público estadual para discutir as melhores práticas de utilização de aeronaves não tripuladas, mais conhecidas como drones, nas ações do Estado. O encontro aconteceu na quinta-feira (19) e sexta-feira (20), no Auditório do Centro de Atividades Técnicas do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), em Vitória.

O seminário foi promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da parceria entre o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC) e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES).

 

Integração

 

A cerimônia de abertura contou com a participação do diretor-presidente do IJSN, Pablo Lira; do diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza; do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio; do Comandante Geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira; e do coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Hekssandro Vassoler.

Presentes também ao evento, o prefeito de Ibatiba e presidente da Associação dos Municípios do Espirito Santo (Amunes), Luciano Pingo; e presidente da Comissão Permanente para Assuntos relacionados à Operação com Drones da PMES, coronel Márcio Franco Borges.

“Esse é um trabalho que vem se consolidando ao longo dos últimos anos aqui no Estado. A integração é a chave para conseguirmos avançar cada vez mais na era da inovação, utilizando as tecnologias dos drones para trazer mais eficiência, eficácia e efetividade nas missões das nossas instituições e, também, para qualificar ainda mais a políticas públicas em favor da qualidade de vida da população e do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo”, destacou Pablo Lira.

Alaimar Fiuza ressaltou o pioneirismo do Iema na utilização de drones no setor público. “O Iema tem se consolidado como uma referência nesse campo, motivo de grande orgulho para nós. Desde 2017, estamos incorporando os equipamentos em nossas atividades e continuamos a expandir seu uso. Este seminário representa um marco importante, pois é uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e alinhar práticas operacionais relacionadas ao uso de drones nos órgãos do Governo do Estado, para termos ainda mais eficiência e economia nas nossas atividades”, pontuou.

 

Proteção e defesa civil

 

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Hekssandro Vassoler, salientou o trabalho da instituição no fortalecimento das defesas civis municipais ao longo da última década. Em 2023, foram doados, em uma primeira entrega, drones para 50 municípios capixabas. A previsão é que até o mês de novembro, mais 24 municípios sejam contemplados.

“O seminário chega em um momento muito significativo, no qual não só o sistema de proteção e defesa civil tem usado desses equipamentos de forma muito intensa, mas também os demais órgãos e instituições do Estado. O propósito do seminário de integrar os diversos atores que usam dessas ferramentas e alinhar procedimentos e elaboração de produtos é sem dúvida, um avanço no estado do Espírito Santo”, afirmou o coordenador.

O presidente da Comissão Permanente para Assuntos relacionados à Operação com Drones da PMES, Coronel Márcio Franco Borges, falou sobre a importância da realização conjunta do I Seminário DronES e das ações feitas pela Polícia Militar capixaba com a utilização dos equipamentos.

“A PMES, por meio das ações de fomento e incentivo, teve uma ampliação espetacular na quantidade e qualidade de suas aeronaves remotamente pilotadas, de modo a atender praticamente todas as Unidades Operacionais do Estado, com equipamentos DJI MATRICE 300 RTK, além de vários cursos de formação de Pilotos, ministrados em todos os Comandos de Policiamento Ostensivo da PMES, abrangendo as regiões de Comando da Capital e Interior do Estado”, relatou Márcio Borges.

Foto: Thiago Miranda
Fonte: CBMES

Comentários estão fechados.