Home Segurança Digital Brasil e União Europeia discutem acordos a favor da segurança digital previdenciária

Brasil e União Europeia discutem acordos a favor da segurança digital previdenciária

O Ministério da Previdência Social (MPS) recebeu a Reunião de Abertura da Assistência Técnica da SOCIEUX+, iniciativa da União Europeia, com foco no fortalecimento de políticas sociais e de trabalho entre países parceiros.

O Ministério da Previdência Social (MPS) recebeu a Reunião de Abertura da Assistência Técnica da SOCIEUX+, iniciativa da União Europeia, com foco no fortalecimento de políticas sociais e de trabalho entre países parceiros.

Na ocasião, foram discutidas a infraestrutura tecnológica do Laboratório de Pesquisa Estratégica (LAPE). Trata-se de um ambiente digital criado pela Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), que produzirá informações, dados, estatísticas e conhecimento em temas de interesse da pasta, com o proposito de combater e prevenir fraudes e melhor armazenamento e processamento de dados.

“O laboratório vai beneficiar não apenas a área de combate às fraudes, mas também tem a intenção de que ele seja usado por todo o Ministério, inclusive por alguns parceiros, porque teremos uma fonte de informação extremamente preciosa para o Estado brasileiro”, comenta Thaís Regina de Santana, coordenadora-geral da CGINP.

Alissa Ghils, gerente de Ações da SOCIEUX+, completa que a iniciativa tem como objetivo fornecer conhecimentos sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) no enfrentamento a golpes previdenciários e na seguridade social.

 

Golpes digitais e Previdência

Pelo país, ações são feitas em proteção a fraudes eletrônicas a idosos. Em Santa Catarina, A Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei 522/2025, de autoria do deputado Antídio Lunelli (MDB), que institui uma política estadual de orientação aos idosos contra fraudes e golpes no comércio eletrônico e na internet.

Na justificativa do texto, o parlamentar cita dados do Disque 100 que revelam 72 mil casos de golpes financeiros contra pessoas com mais de 60 anos em 2024. “Não podemos permitir que aqueles que ajudaram a construir o estado tenham seu patrimônio, sua dignidade e sua segurança violados por golpes que se multiplicam no ambiente digital. É uma resposta concreta: educação, mobilização e proteção para garantir que nenhum idoso fique vulnerável a esse tipo de crime”, afirma Lunelli.

Vale lembrar ainda que uma pesquisa do DataSenado, com quase 22 mil pessoas, indicou que os mais afetados por golpes digitais são jovens entre 16 e 29 anos, ou 27% das vítimas. A faixa com mais de 60 anos, considerada vulnerável por ter migrado para as novas tecnologias, representa somente 16% dos casos.

Independentemente da idade, manter-se atento a essas modalidades de crimes é essencial para evitar tais ocorrências.

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

Portal Security Brasil

A Revista Security e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança Eletrônica, IA, Cibersegurança e Conectividade.

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal Security Brasil

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.