Transparência é essencial para a segurança cibernética, alertam pesquisadores

Já falamos aqui em SECURITY que, apesar dos avanços alcançados, a Lei Geral de Proteção de Dados, ainda esbarra em inúmeros desafios, sendo um deles a guarda da coleta e armazenamento de informações. Na outra ponta, empresas precisam investir em segurança ou podem sofrer consequências graves em sua reputação.

E a transparência pode ser uma grande aliada, aponta Umberto Rosti, CEO da Safeway, empresa de cibersegurança do Grupo Stefanini, em artigo ao InforChannel. “As organizações devem ser transparentes sobre os desafios que enfrentam e as medidas tomadas para proteger dados sensíveis. Investir em medidas de segurança robustas e eficazes é fundamental”, escreve.

 

Transparência na comunicação

 

Independentemente do porte da empresa, é mandatório que gestores não levem o tema como um “luxo”, ou seja, negligenciam a importância em cuidar dos dados delas e de seus clientes por meio de ferramentas de proteção. Alberto Jorge, CEO da TrustControl, usa como exemplo as startups, que muito embora lidam com a tecnologia com poucos recursos financeiros, podem também ser alvo fácil de fraudes e golpes virtuais: “Os custos de uma violação de segurança podem ser muito mais altos que os investimentos para se proteger adequadamente. Ao implementar medidas de segurança, startups podem economizar no longo prazo, evitando incidentes prejudiciais e custos associados”, reforça ele, em artigo ao Diário do Nordeste.

Segurança digital vai além da proteção dos dados: ser transparente na comunicação interna e externa, capacitar times, garantir a disponibilidade e a integridade de sistemas e de dados são elementos importantes para minimizarameaças de interrupções prejudiciais e manter o crescimento dos negócios, recomendam os especialistas.

Foto: reprodução

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