Cyber Insurance já é uma categoria crescente no mercado de seguros

Os constantes ataques no ambiente virtual estão levando o mercado de seguros para uma crescente categoria: a do cyber insurance (ou seguro cyber). Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), os prêmios (valores pagos pelos segurados) somaram R$ 98,12 milhões e de janeiro a julho de 2023, esse produto teve alta de 27% no Brasil, em comparação ao mesmo período de 2022.

“Muitas empresas estão sofrendo ataques, e não apenas as grandes. Cada líder de negócios precisa conhecer a sua arquitetura de dados e se alguém acha que sua empresa nunca sofreu um ciberataque, o mais provável é que não tenha sabido, não que não tenha acontecido”, destacou Leonardo Boguszewski, presidente do conselho da Junto Seguros, durante painel na 38ª Conferência Hemisférica da Fides (Federação Interamericana de Empresas de Seguros), ocorrida em setembro no Rio de Janeiro.

 

Mercado de seguros

 

Já para João Fontes, em matéria ao InfoMoney, coordenador da subcomissão de Linhas Financeiras da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), todas as empresas, independentemente de seu porte, precisam se atentar com a cibersegurança de seus negócios, se adequando a pontos importantes como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), impactos negativos em relação ao lucro por conta do ataque, além de gastos com vazamento de dados de terceiros (clientes ou até funcionários). “O grande aumento da sinistralidade nos anos 2020 e 2021 levou a um aumento da procura pelo produto. Esse é um ponto bem importante, que o seguro é uma ferramenta que vai ajudar na mitigação do risco, porque o segurado pode transferir parte do risco, mas nunca sua totalidade”, resume.

Além da contratação desse produto, cuidados prévios em relação a cibersegurança são essenciais dentro das corporações, como capacitação de pessoal, ter um plano detalhado para detecção e resposta aos incidentes de segurança da informação, além de um planejamento e realização regular de backups de dados críticos e a verificação de integridade e restauração desses recursos.

Foto: reprodução

Comentários estão fechados.