Home Prevenção Empresas brasileiras estão investindo mais em armazenamento em nuvem

Empresas brasileiras estão investindo mais em armazenamento em nuvem

Seja para salvar documentos e imagens importantes, seja para fazer backups de sistemas e dados de clientes, o armazenamento em nuvem (cloud) não é mais uma tendência, mas uma das principais ferramentas de empresas brasileiras para impulsionar negócios.

Seja para salvar documentos e imagens importantes, seja para fazer backups de sistemas e dados de clientes, o armazenamento em nuvem (cloud) não é mais uma tendência, mas uma das principais ferramentas de empresas brasileiras para impulsionar negócios.

É o que aponta uma pesquisa feita pela empresa TOTVS em parceria com a H2R Insights & Trends, em que ouviu 391 profissionais de TI, e 77% das empresas presentes no Universo TOTVS 2025 já utilizam serviços de cloud em suas operações.

Segurança e compliance (54%), escalabilidade (45%), inovação e agilidade (37%) foram os fatores mencionados pelos respondentes para usar essa tecnologia, em um cenário de constante transformação. Gustavo Bastos, vice-presidente de Plataformas da TOTVS, comenta que empresas brasileiras não estão somente migrando, mas reformulando suas operações em torno da nuvem para garantir ainda mais camadas de segurança e de escalabilidade.

“Essa maturidade nos permite focar em desafios mais estratégicos, como alavancar a nuvem para acelerar a inovação e a diferenciação competitiva, indo muito além de apenas otimizar custos”, afirma o gestor, ao TI Inside.

 

Protegendo dados na nuvem

Muito embora esse mercado e sistema sejam promissores, se faz necessário ter em mente que esses dados sensíveis estão em servidores terceiros e, sim, infelizmente podem correr risco de ataques cibernéticos.

Elisha Riedlinger, diretor de operação da empresa de cibersegurança NeuShield, ao Fast Company, explica que a questão não recai ao provedor, mas na maneira como são utilizadas a nuvem. Em poucas palavras, esses arquivos são baixados para notebooks, sincronizados em desktops e armazenados em celulares, ou seja, cada um desses dispositivos é passível de riscos, ou seja, a nuvem pode ser considerada poderosa, mas não é invulnerável.

“Cabe se antecipar: fazer as perguntas difíceis, implementar as defesas certas, não deixar que a conveniência esconda os riscos. Porque, no fim das contas, não basta ter os dados na nuvem – é preciso garantir que estejam realmente seguros, onde quer que estejam”, finaliza.

Foto: rawpixel.com / Baifern; Freepik

0 FacebookWhatsappEmail

APOIO

Portal Security Brasil

A Revista Security e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança Eletrônica, IA, Cibersegurança e Conectividade.

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal Security Brasil

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.