Estudo global aponta mudanças provocadas pela tecnologia dentro das empresas

A Thoughtworks, consultoria internacional de tecnologia apresentou a nova edição de seu “Looking Glass”, guia anual que mapeia as principais mudanças impulsionadas pela tecnologia nos negócios, desta vez com foco para o ano de 2023 e posteriores. O relatório traz aos gestores do setor recomendações sobre como tornar suas empresas mais competitivas e disruptivas.

Um dos pontos mais discutidos na pesquisa é o uso da chamada Web3, considerada quase como um sinônimo de criptomoedas, NFTs e outras tecnologias Blockchain. “Para muitas empresas, as maiores oportunidades da Web3 provavelmente surgirão em torno da redução do atrito e da digitalização”, comenta Rebecca Parsons, CTO da Thoughtworks, arrematando que para muitos a Web3virou sinônimo de volatilidade e negócios‘tipo enriqueça-se rapidamente’. “Se os aspectos de segurança e privacidade do Blockchain forem abordados, o ganho em identidade distribuída e maior controle do usuário final pode criar às empresas novas maneiras de manter a privacidade, proporcionando confiança e a lealdade de clientes na Web3”, explica.

 

Tendências

 

Além da Web3, outras tendências foram identificadas e mapeadas no relatório, sendo as plataformas como produtos, estas compromissadas com o consumidor final; a tecnologia hostil, ou seja, para mitigar problemas de privacidade e segurança, se faz necessário o uso de inovação; a Inteligência Artificial como parceira, em que as empresas considerem como e onde aplicar recursos de aprendizado de máquina; o já famoso Metaverso, em que as tecnologias emergentes, como realidade estendida e aumentada, estão habilitando novas formas de conexão dentro das organizações e no mercado mais amplo; e a Sustentabilidade, em que a tecnologia não pode se resumir a um elemento importante para a transformação sustentável, mas um agente impulsionador de ações em prol do planeta.

 

Foto: divulgação

Comentários estão fechados.