Florianópolis inicia testes de reconhecimento facial para embarques em aeroportos

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis começou a testar reconhecimento facial no começo de outubro. O objetivo é avaliar a tecnologia em um projeto-piloto do governo federal, já que o Ministério da Infraestrutura quer implantar o processo em todo o país.

A assessoria da pasta explica que tecnologias de reconhecimento e identificação, além do embarque automático, já existem e funcionam nos portões eletrônicos (e-gates), mas ainda não está estruturado um sistema nacional unificado.

A ideia é que o novo projeto possa checar e validar passageiros com base em diferentes bancos de dado do governo, a começar inicialmente pela carteira de motorista (CNH).

Os testes do projeto-piloto passam a ser realizados com passageiros voluntários da Latam. A identidade é confirmada no momento do check-in eletrônico, com o uso de uma foto do bilhete aéreo. O embarque no avião acontecerá por meio de biometria, sem a necessidade de apresentar documentos.

A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo brasileiro. O serviço desenvolveu um app que permite cadastrar uma foto junto ao CPF dos viajantes.

Comments are closed.