Governo lança cartilha de segurança da informação para órgãos públicos

O Ministério da Gestão divulgou nesta segunda, 25/9, uma nova Cartilha do Programa de Privacidade e Segurança da Informação (PPSI). O objetivo da publicação é facilitar o acesso dos cerca de 250 órgãos e entidades do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) às orientações mais relevantes do programa e de como se proteger de ameaças virtuais.

O documento propõe um modelo baseado em cinco áreas de atuação, que tem como enfoque a articulação simultânea das temáticas de governança, maturidade, metodologia, pessoas e tecnologia, para apoiar a implementação de iniciativas do PPSI no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SISP

 

Segurança da Informação

 

Para o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, os órgãos precisam estar alinhados às diretrizes do programa para enfrentar os desafios tecnológicos em relação à privacidade e segurança da informação.

“Esta é uma decisão estratégica, temos de ser sólidos em relação a este tema, nossas defesas cibernéticas devem sempre estar fortalecidas para construirmos um ambiente seguro e resiliente”, disse. “É importante que os gestores e servidores que atuam na área leiam esta cartilha e tenham as informações em suas mãos”, complementou o secretário.

Estabelecido pela Portaria nº 852/23, o PPSI é um conjunto de ações de adequação nas áreas de privacidade e segurança da informação, que tem por objetivo elevar o grau de maturidade dos órgãos e das entidades do SISP na proteção de dados pessoais, por exemplo. O programa também aumenta a segurança dos sistemas de governo no ambiente cibernético.

Foto: Divulgação

Comentários estão fechados.