A Inteligência Artificial (IA) já faz parte do cotidiano da humanidade e está presente em vários segmentos dos mundos do trabalho e projeções mostram que muitas atividades serão realizadas exclusivamente pelo sistema.
É o que estima Gartner, Inc., empresa de insights de negócios e tecnologia. De acordo com o estudo, feito com 700 CIOs (Chief Information Officers), até 2030, 0% do trabalho de TI seja feito por humanos sem a ajuda de IA, enquanto 75% seja feito por humanos auxiliados por esse sistema e 25% seja feito apenas por IA.
Rob O’Donohue, vice-presidente analista do Gartner, frisa que muito embora nem toda inteligência artificial esteja pronta para entregar valor, o fator humano está ‘ainda menos preparado’ para capturá-lo. “A prontidão à IA significa que pode ajudar a encontrar valor e atender efetivamente às necessidades de casos de uso específicos. A prontidão humana diz respeito a ter a força de trabalho e da organização certas para capturar e sustentar o valor da IA”, destaca o especialista, ao TI Inside.
E o crescimento está cada vez mais robusto: segundo a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) os usos de IA são diversos, como na automação de tarefas e otimização de serviços de trânsito e segurança.
Rumos da IA
Goiânia reuniu mais de 6 mil pessoas para a Etos.IA – 1ª Cúpula Internacional de Ética e Inteligência Artificial, iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria-Geral de Governo, com organização do Instituto Campus Party.
A escolha de Goiás não foi à toa: o estado encabeça a primeira graduação em Inteligência Artificial da América Latina, criada em 2020; o centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA), com mais de 400 pesquisadores dedicados à aplicação ética da tecnologia; além de implantar a primeira Lei Estadual de Inteligência Artificial do Brasil (LC nº 205/2025).
“Ao apoiar a pesquisa, a ciência, a inovação e a tecnologia, nós vamos cada vez mais melhorar a vida das pessoas, tornar nossos jovens mais competitivos e transformar o estado”, ressaltou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.


