Petrobras faz conversão de sistema integrado de gestão visando sua transformação digital
A Petrobras deu mais um passo importante na jornada de Transformação Digital com a conversão do seu sistema integrado de gestão, do SAP ECC para o SAP S/4HANA. O novo ERP (Enterprise Resource Planning) está alinhado ao Plano Estratégico 2022-2026 e com os direcionadores tecnológicos da área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC) da Petrobras. A atualização da ferramenta SAP agiliza e simplifica processos da empresa, se configurando no maior projeto de conversão de um sistema de gestão da América Latina e um dos maiores do mundo.
A conversão do sistema e as iniciativas de implantação de outras soluções tecnológicas integradas estão reunidas no Projeto #tranS4mar, que é uma alusão ao nome do produto S/4HANA e à palavra transformar. O objetivo do projeto engloba a otimização, digitalização e revisão seletiva de processos financeiros, corporativos e de negócio da Petrobras, alinhado às melhores práticas de segurança da informação e à busca de melhor experiência de uso da solução. O projeto foi realizado em colaboração entre as empresas Deloitte, SAP e Microsoft.
Além da conversão de sistema, estão sendo implantadas novas soluções, como o SAP Ariba, que irá substituir a ferramenta que suporta o processo de Suprimentos da companhia, o Blackline, para automatização e documentação dos processos de Finanças e Contabilidade, e o SAP EHS, para atividades relacionadas à Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional.
A Petrobras utiliza tecnologia em todas as suas áreas como forma de alavancar seus negócios. A ideia é simplificar, automatizar e digitalizar processos de gestão dentro do novo SAP, na nuvem, colocando o sistema como fonte única de informação para todas as áreas da empresa, permitindo maior agilidade, mobilidade e, consequentemente, produtividade. Os usuários poderão, por exemplo, realizar buscas inteligentes por meio de assistentes virtuais e usufruir de recursos analíticos embarcados na solução, utilizando dispositivos móveis.
O desafio da conversão
O porte e o volume de utilização do sistema SAP ECC da Petrobras fizeram com que a conversão para o SAP S/4HANA se constituísse um grande desafio técnico. Foram realizadas atividades preparatórias e diversos testes com usuários ao longo de mais de dois anos. Em agosto de 2022, com indisponibilidade de menos de 48 horas, a companhia converteu um sistema com uma base de dados de mais de 30 Terabytes, utilizado por mais de 23.000 pessoas diariamente (com picos de 11.000 simultâneos). Com a conversão, a base de dados foi reduzida em 47%, para 16 Terabytes. A solução SAP S/4HANA na Petrobras está em um único ambiente em nuvem, o Microsoft Azure, na modalidade de Infraestrutura como Serviço (IaaS).
A Petrobras, junto com os parceiros Deloitte, SAP e Microsoft, conseguiu fazer toda esta transição tecnológica sem prejuízo às operações da empresa. Um dos ganhos já percebidos foi a diminuição do tempo de processamento de algumas atividades de rotina da empresa. A folha de pagamento da Petrobras, que contempla mais de 40 mil empregados, foi processada em setembro com uma redução de 12 horas em comparação à versão anterior do sistema, por exemplo.
Desde sua implantação, em agosto deste ano, o SAP S/4HANA vem processando pagamentos nacionais e internacionais da ordem de R$ 5 bilhões/dia, recebeu mais de 72 mil propostas de fornecedores nos seus processos de contratação e tem emitido cerca de 5 mil notas fiscais por dia. A previsão é que essas mudanças de sistema tragam ganhos de produtividade para companhia, com um retorno esperado de mais de US$ 190 milhões até 2025.
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