Porto de Paranaguá é considerado um dos mais seguros do mundo  

O Porto de Paranaguá, no PR, desde 2022 integra o seleto ranking de portos mais seguros do mundo, após receber a certificação entregue pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos,Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), sendo válida por cinco anos.

Administrado pela empresa pública Portos do Paraná, o porto foi o primeiro terminal público do Brasil a receber a certificação definitiva. Para implantar as normas, a empresa afirma que foram investidos recursos próprios na instalação dos equipamentos exigidos e na aplicação de procedimentos de controle de acesso e monitoramento. São mais de 500 câmeras programáveis, incluindo equipamentos móveis que captam imagens em 360 graus e têm alcance superior de dois quilômetros.

 

Normas internacionais

 

Outros seis terminais portuários já receberam a declaração de cumprimento de normas internacionais de segurança. O documento, entregue para a Cattalini Terminais Marítimos, Interalli Grãos, Fospar S.A. (as três receberam em abril de 2022), Coamo Agroindustrial Cooperativa, Cotriguaçu Cooperativa Central e Pasa – Paraná Operações Portuárias S.A., também é emitido pela Conportos. Na prática, o documento certifica que as empresas estão de acordo com o Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, em inglês). “Esse código, além de certificar que se trata de uma instalação portuária segura, demonstra que a empresas e preocupa em todos os aspectos, a respeito de tecnologia da informação também, e não só a segurança física das instalações”, conta Bruno Bassani Rebelo, delegado da Polícia Federal e coordenador titular da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Paraná (Cesportos).

 

Foto: Portos do Paraná

Comentários estão fechados.