Home Segurança Digital São Paulo sediará hub voltado à proteção digital da indústria

São Paulo sediará hub voltado à proteção digital da indústria

Iniciativa acontecerá durante o maior exercício de defesa cibernética do hemisfério sul, em setembro

Em um cenário de aumento dos ataques virtuais contra empresas, órgãos públicos e serviços essenciais, São Paulo será palco de uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança digital do País. De 21 a 25 de setembro, a FIESP e o SENAI-SP sediarão o Hub de Defesa Cibernética da Indústria durante a realização do Exercício Guardião Cibernético 8.0, considerado o maior exercício de defesa cibernética do hemisfério sul.

Coordenado pelo Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER), do Exército Brasileiro, o Guardião Cibernético reúne representantes das Forças Armadas, órgãos governamentais, universidades, operadores de infraestruturas críticas e instituições parceiras para simular ataques e treinar respostas a incidentes que podem impactar a economia e a sociedade.

Em evento na sede da Fiesp, na segunda-feira, dia 29 de junho, o presidente Paulo Skaf e o General do Exército Hertz Pires do Nascimento, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, assinaram Acordo de Cooperação Técnica para o planejamento, a preparação e a execução de ações relacionadas ao EGC 8.0.

 

Hub para proteção da indústria paulista

 

A novidade desta edição é a criação de um espaço dedicado à indústria paulista, conectando empresas, especialistas, estudantes, pesquisadores e instituições públicas em atividades práticas de capacitação e simulações de ameaças digitais.

A iniciativa ganha relevância em um momento em que setores produtivos dependem cada vez mais de sistemas conectados para operar. Ataques cibernéticos podem comprometer linhas de produção, interromper serviços, causar prejuízos financeiros e colocar em risco dados estratégicos.

Para a FIESP/SENAI-SP, a participação reforça seu papel tanto na formação de profissionais altamente qualificados em tecnologia e segurança cibernética quanto como parceiro estratégico da indústria no desenvolvimento e implementação de soluções de cibersegurança. Por meio de suas competências em consultoria, pesquisa aplicada, testes, infraestrutura tecnológica e capacitação, a instituição apoia empresas na proteção de sistemas industriais, redes corporativas e infraestruturas críticas.

A realização do Hub em São Paulo amplia o alcance do Exercício Guardião Cibernético e fortalece a preparação da indústria nacional para enfrentar ameaças digitais cada vez mais sofisticadas, contribuindo para a proteção de serviços, negócios e informações essenciais para o desenvolvimento do país.

1 FacebookWhatsappEmail

APOIO

Portal Security Brasil

A Revista Security e o seu Portal de Notícias são publicações da Fiera Milano Brasil, dedicados aos setores de Segurança Eletrônica, IA, Cibersegurança e Conectividade.

CONTATO

Grupo Fiera Milano Brasil

Av. Angélica, 2491 – 20º andar
cjs 203/204 – CEP: 01227-200
São Paulo – Brasil

+55 (11) 5585.4355

+55 (11) 3159-1010

www.fieramilano.com.br

 

redacao@fieramilano.com.br

anuncio@fieramilano.com.br

NEWSLETTER

Copyright @2025  – Portal Security Brasil

Site por: Código 1 TI

NEWSLETTER

Ao assinar a newsletter, você aceita receber comunicações do Grupo Fiera Milano Brasil e de seus parceiros, e concorda com os termos de uso e com a Política de Privacidade deste serviço.