Empresas destacam principais tendências e previsões para a IoT este ano
A Internet das Coisas (IoT) é tema popular nos meios de tecnologia e na indústria de manufatura, mas para o público em geral ainda parece futurista e distante, mesmo já fazendo parte da nossa rotina e trazendo grandes evoluções sociais e tecnológicas. As últimas tendências confirmam como essa tecnologia revolucionou várias indústrias e ajudou as empresas a aperfeiçoar os processos, aumentar a produtividade e fornecer melhores serviços/produtos ao cliente. O mercado de IoT deve crescer aproximadamente US$ 639,74 bilhões até 2022, segundo relatório da Gartner.
As soluções IoT com os seus sensores inteligentes, já abriram caminho para melhorias de processos de automação em diferentes setores, juntamente com o uso crescente de aplicações em nuvem e edge computing. As tendências emergentes em IoT são principalmente impulsionadas por uma ampliação da conectividade industrial, e novas tecnologias como inteligência artificial, Wi-Fi 6, 5G, blockchain, entre outras. De acordo com Severiano Macedo, especialista em IoT da Cisco Brasil, soma-se a todas estas principais tendências tecnológicas para 2022, uma maior relevância das soluções de visibilidade e segurança avançada de redes para OT.
Mercados emergentes
Segundo Severiano, o mercado de IoT já apresenta um foco renovado na cibersegurança. Ele acredita que até 2022, o ataque às redes industriais se tornará um fenômeno comum e deixará de ser tema de manchete de jornais. “Os operadores de processos deverão incorporar ferramentas básicas e conhecimentos de rede para atuar em conjunto com as equipes de segurança cibernética com intuito de evitar/mitigar ataques que possam representar ameaças à produtividade das plantas industriais e a segurança física dos trabalhadores”, ele comenta. Desde que os ataques cibernéticos se tornaram tão comuns, as empresas que foram atacadas começaram a adotar ferramentas cibernéticas orientadas para as redes operacionais (OT).
Já o diretor de Tecnologia da Nexa, Sérgio Eler, acredita que as tecnologias disruptivas como análises e aprendizado de máquinas estão emergindo como uma grande tendência. “A análise de volumes de dados que estão sendo gerados pelos projetos de IoT/IIoT, estão proporcionando aos clientes entenderem novas formas de otimizar e aumentar a produtividade dos negócios. Em mercados emergentes, onde a concorrência muitas vezes é de nível global, qualquer ganho de produtividade ou redução de custos, fazem a diferença para que os produtos e serviços sejam competitivos no mercado”, avalia Sérgio. Essas soluções de dispositivos IoT, processos, aplicativos, adoção e a otimização de infraestrutura, garantem melhores desempenhos uma vez que os negócios operam em um ambiente de baixa latência.
Modelos de negócios transformadores de IoT
Existem diversas amostras, relatórios e exemplos da implementação bem-sucedida da IoT em modelos de negócios, nas quais o desempenho da empresa foi aprimorado, aumentando sua produção e melhorando outras métricas e objetivos de negócios. Com a ajuda da ampliação da automação e conectividade industrial, os fabricantes estão transformando todos os seus processos e criando novos modelos de negócios com muita inovação para melhorar a “experiência” de seus clientes com seus produtos e serviços.
Como é o caso de um cliente do setor de siderurgia da Nexa Tecnologia, explica o diretor Comercial, Gustavo Bastos, “Após a implementação da rede em nosso cliente, evitamos falhas e um custo de paradas não programadas que chegava a 450 mil reais. Até o momento, nossas soluções evitaram um prejuízo de mais de 1,5 milhão de reais. Em menos de três anos, pagou o investimento realizado em um projeto de 15 anos”. Gustavo acrescenta que a nova tecnologia permite ainda a atualização de equipamentos, como os servidores da automação e da área industrial. “A estrutura implementada permite suportar novos projetos até 2030, sem a adição de custos e ainda permite mais velocidade na coleta de dados. Com a centralização do backup, por exemplo, tivemos um aumento de produtividade de 15%”, complementa.
As tecnologias de IoT têm impactado também os serviços de atendimento ao cliente no fornecimento de informações. A IoT melhora o potencial dos sistemas de CRM, ajudando a detectar as necessidades dos clientes e direcioná-las às empresas. Permite até mesmo que as empresas interajam com os clientes, melhorando o engajamento, eventualmente levando a sua retenção. O uso de IoT nesses casos pôde ser testemunhado durante a pandemia como medida de distanciamento social.
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