Biometria facial nos aeroportos dispensa cartão de embarque e documento com foto

Passou a funcionar em agosto, no Brasil, a biometria facial no processo de embarque em aeroportos. O primeiro voo com o chamado Embarque+Seguro partiu do Aeroporto Internacional de Brasília, considerado o maior centro de conexão de voos domésticos do Brasil. Com essa tecnologia, não é necessário apresentar cartão de embarque e documento com foto. A promessa é que o novo processo de identificação vai reduzir filas e tornar o embarque mais seguro.

A companhia LATAM realizou 54% de todos os testes feitos para o programa criado pelo Ministério de Infraestrutura, e desenvolvido pelo Serpro – Serviço Federal de  Processamento de Dados. O serviço trabalhou em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia. A partir dos testes iniciais, o programa expandiu para voos das companhias Gol e Azul, com mais de 2.600 passageiros voluntários, nos aeroportos de Congonhas (SP); Belo Horizonte (MG); Florianópolis (SC); Salvador (BA) e Santos Dumont (RJ).

A tecnologia continua em período de testes. No entanto, todos os procedimentos respeitam a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. De acordo com o Serpro, os passageiros dispostos a participar dos testes assinam um termo de consentimento, e os dados não são compartilhados com terceiros.

Como funciona?

Na hora do check-in, alguns passageiros recebem convite para participar do Embarque+Seguro. É necessário fornecer, além da autorização de uso de dados, CPF e foto. Um link é enviado para o celular do viajante. Após autorização do detentor dos dados, a companhia aérea confere a biometria em um programa criado pelo Serpro. É feita uma comparação de dados nas bases do governo com foto do passageiro, que é tirada na hora.

A fase de testes vai até setembro de 2021, e o objetivo é instalar um processo definitivo de reconhecimento facial nos principais aeroportos do país.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close