Drones de última geração, com câmeras térmicas, sistemas de navegação futuristas e com os mais diversos layouts podem ser vistos e pilotados pelo público até amanhã (24) na Arena de Drones, uma das atrações da Exposec.
“É certeza que o futuro é o drone. Tudo será automatizado para esses aparelhos, inclusive a nossa locomoção”, afirma Alexandre Liao, proprietário da XDrones. Segundo ele, o número de aparelhos no país já chega à marca dos 200 mil.
E os drones acabam absorvendo outros avanços tecnológicos. Um deles é a visão térmica, o que tem sido destaque para que os aparelhos ganhem cada vez mais espaço na área de segurança patrimonial.
Para Bruno Jouan, diretor comercial da SegurPro, o setor de mapeamento/vigilância por drones não para de crescer. “Não é só a questão da redução de custos, mas também da ampliação da segurança. É o melhor dos dois mundos”, afirma Jouan, ao citar que o mapeamento áereo por drones é muito mais rápido, amplo e eficaz que o terrestre (feito por vigilantes em um carro, por exemplo).
Tanto Jouan como Liao afirmam que o Brasil ainda precisa avançar na definição de normas claras para a regulamentação de drones, para que os benefícios dessa nova tecnologia sejam aproveitados da forma mais eficaz possível. Confira as fotos da Arena Drone, uma das atrações da EXPOSEC 2018.
Fotos: Mário Águas