Investimento em Inteligência Artificial cresce e alta tecnologia chega no varejo

A automatização de processos é essencial em diversos setores do varejo. Em supermercados, por exemplo, a implantação de leitores de código de barras substituiu a somatória manual do valor dos produtos que passavam pelos caixas, evitando erros humanos no processo, além de reduzir o tempo nas filas no momento do check-out. Hoje, em algumas redes já é possível encontrar caixas de autoatendimento, que permitem ao próprio consumidor registrar suas compras.

 

Segundo dados da pesquisa feita pela Cortex em 2022, o varejo é um dos setores que mais investem em soluções tecnológicas e de inovação com foco no crescimento do negócio. “Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e valorizam empresas que apostam em estratégias de transformação digital para otimizar processos”, afirma Daniel Carioni, gestor de marketing e produtos da Toledo do Brasil, empresa líder na área de pesagem no país e exterior.

 

HUB de inovação

 

A empresa destina cerca de 4,2% de seu faturamento anual para pesquisa e desenvolvimento. “Temos 95 colaboradores que trabalham no setor de engenharia e inovação, além de um HUB dentro do Centro Universitário da FEI, dedicado à pesquisa e desenvolvimento no setor de pesagem. Em cinco anos, a Toledo do Brasil já investiu cerca de R$100 milhões com objetivo de oferecer ao mercado balanças cada vez mais inteligentes”, explica o gestor. “Temos mais de 150 projetos em andamento na Toledo do Brasil, que envolvem melhorias nos produtos existentes, estudo para entrada de novos produtos e implementações de software para áreas do varejo, indústria, serviços e a própria manufatura da empresa”, pontua Carioni.

 

Os investimentos realizados pela empresa já podem ser percebidos na alta tecnologia encontrada em seus equipamentos. Uma de suas mais modernas balanças tem sistema de inteligência artificial capaz de ver, ouvir e aprender. “A Prix 7T conta com capacidade de armazenar até 100 mil itens e suas informações complementares como receitas e tabelas nutricionais, atendendo as necessidades do varejista desde pequeno a grande porte”, explica Vittoria Cassoni, analista de produtos da empresa.

 

Além do autoatendimento, a balança também proporciona benefícios aos operadores, aumentando a produtividade e tornando o processo muito mais rápido e ágil. “O recurso de reconhecimento de voz é muito eficiente para a otimização de tempo, pois ele permite que os operadores acionem o equipamento sem tocá-lo, evitando situações que, com o tempo, reduzam a vida útil da balança”, finaliza a analista.

 

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