Porto de Santos receberá estudos de implantação de Internet das Coisas até março

A Autoridade Portuária de Santos (APS) prorrogou, por mais 30 dias, até o ínicio de março, o prazo para a manifestação de interesses para a doação de estudos sobre a instalação de uma rede de internet sem fio no cais santista.

Inicialmente, o plano havia recebido críticas de especialistas da área, segundo reportagem do jornal A Tribuna. O motivo é a escolha de um sistema que pode se tornar obsoleto em breve.

Em 7 de janeiro, a estatal lançou um edital de chamamento público para recebimento de doação de projetos e estudos técnicos para a subsidiar a eventual implantação de rede sem fio de longo alcance do tipo LoRa (Long Range) para aplicação em IoT (Internet das Coisas) no Porto de Santos. O prazo inicial para a manifestação de interessados era de 30 dias – agora, renovados por mais 30.

Mas especialistas em Tecnologia da Informação (TI) passaram a questionar o plano e a tecnologia estudada, apesar de apontarem a importância dele para o Porto de Santos, segundo A Tribuna.

O principal questionamento é de que os estudos não deveriam ser pautados sobre uma ou outra tecnologia, e sim, após requisitos e necessidades mapeados, escolher uma ou mais redes que sejam aderentes.

Mesmo diante das críticas, houve interessados em participar do chamamento público. Porém, o número de participantes não foi revelado.

Segundo o jornal, a estatal destacou que, como o assunto é complexo, quanto mais interessados qualificados tenham oportunidade de oferecer as suas contribuições, mais consistentes serão os subsídios colhidos e as conclusões de sua área técnica.

A APS realizou uma pesquisa junto aos arrendatários do Porto de Santos que mostra que mais de 20% deles têm interesse em aplicação de IoT em sensores de umidade do ar, elevadores, temperatura, proximidade, velocidade, presença e monitoramento de vagas de pátio.

Além disso, outros 40% demonstraram muito interesse em sensores de chuva, incêndio, vazamento de gás e ambiental, e 50%, em controle de equipamentos, movimentação de ativos, sistemas de identificação, detecção de movimento e medidores de energia.

O edital do chamamento está disponível no endereço eletrônico no site da autoridade portuária.

Comentários estão fechados.

BLANK style is purely built for customization. This style supports text, images, shortcodes, HTML etc. Use Source button from Rich Text Editor toolbar & customize your Modal effectively.
Close