Pós-pandemia acelera digitalização nas empresas

Após três anos de pandemia e restrições impostas pela Covid-19, o processo de digitalização dentro das empresas, que já estava sendo esperado, tomou um salto, em especial com a adoção de novas formas de trabalho, como as reuniões online e o próprio home office. Segundo pesquisa da consultoria McKinsey, as organizações agilizaram a digitalização de suas interações com clientes, bem como das cadeias de suprimentos e de suas operações internas em até quatro anos.

 

Digitalização

 

Cristina Boner, presidente do conselho fiscal do Grupo Drexell, as principais inovações tecnológicas relacionadas à digitalização dos negócios advindas do período pandêmico, destaca-se o foco no consumidor, os feedbacks constantes, entregas mais ágeis e adaptação a mudanças.“Nunca foi tão fácil entender os desejos e preferências dos consumidores. Então, é fundamental que essas informações orientem todo o trabalho da empresa”, diz. “Vale lembrar que todas as empresas cometeram, cometem e cometerão erros. E como agora há mais e melhores possibilidades de obter feedback, é preciso aproveitar as falhas para qualificar o produto”,alerta.

A crescente digitalização pode indicar novas tecnologias para um futuro não tão distante, com a implantação de soluções ambientalmente exitosas, como a ascensão da energia solar, gadgets implantáveis, curso de medicina à distância, além de quase todo o planeta interligado, com mais de um trilhão de sensores conectados à internet. “Se a transformação digital fosse apenas o aumento no número de soluções tecnológicas usadas em empresas e lares, aí sim faria sentido falar em impactos na sociedade”, observa. E conclui: “A transformação digital é, portanto, consequência das mudanças ocorridas na sociedade, e não uma causa”.

Foto: reprodução

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