Prosegur conta com maior caminhão blindado em atividade

Lançado em 2017, a espanhola Prosegur, empresa de transporte de valores, e a montadora Mercedes-Benz desenvolveram uma versão especial do caminhão Axor, até hoje considerado o maior blindando em atividade na América Latina. A configuração 8×4 do Axor 2644, blindado e à prova de balas, atende às operações da companhia no transporte rodoviário.

Vale lembrar que o modelo Axor saiu de linha em 2022, em razão dos novos limites de emissões de poluentes e o adotado foi especialmente adaptado para o transporte de cargas valiosas e que precisam de segurança mais robusta. Conta com motor OM 457 de 12 litros e seis cilindros em linha, potência de 439 cv e um torque de 224 mkgf, alémde propulsor que representa 50 toneladas de carga útil.

 

Dispositivos de segurança

 

Além desses diferenciais, a cabine é blindada e a composição tem dispositivos próprios de segurança, como fechaduras randômicas e sistema de vídeo-monitoramento – itens também presentes em outros veículos da companhia, assim como sensores aferidos em tempo real pela Central de Monitoramento de Cargas Valiosas.

A Prosegur informa que a manutenção do caminhão é diferente em relação ao convencional, com revisões que ocorrem na metade do tempo em comparação a um caminhão comum. A blindagem eleva o desgaste do veículo por causa do sobrepeso. A empresa não revela a tara da versão blindada, mas afirma que as peças se desgastam prematuramente.

O caminhão blindado foi feito por causa de um problema identificado na época pela empresa. Devido aos constantes casos de roubos, o transporte de cargas de alto valor registrou um prejuízo expressivo de R$ 6,1 bilhões entre 2011 e 2016.

Hoje, a Prosegur tem 1.760 veículos blindados com atuação em todos os estados do Brasil, que juntos rodam em 4.456 municípios.

Foto: Divulgação

Comentários estão fechados.