Veículo de monitoramento eletrônico melhora eficiência na segurança pública

O uso de veículos equipados com câmeras de monitoramento eletrônico no Brasil é bastante significativa, pois pode contribuir para a melhoria da segurança pública, da mobilidade urbana e da eficiência do transporte.

O Brasil já conta com algumas experiências de uso de veículos equipados com câmeras de monitoramento eletrônico. Um exemplo é o projeto “Cidade Segura”, da Prefeitura de São Paulo, que instalou câmeras em ônibus e trens da cidade para monitorar o transporte público e prevenir crimes. O projeto foi considerado um sucesso, com redução nos índices de criminalidade e aumento da sensação de segurança entre os usuários do transporte público.

 

Experiência em Bento Gonçalves, RS

 

Quem circula por Bento Gonçalves, RS, já deve ter observado um veículo equipado com câmeras de monitoramento eletrônico. A novidade tem como objetivo dar mais eficiência às ações dos agentes de trânsito, além de contar com itens importantes para a Segurança Pública, como indicação de carros roubados ou envolvidos em crimes.

 

As quatro câmeras instaladas no topo do carro possuem tecnologia OCR (sigla em inglês para Reconhecimento Óptico de Caracteres), capazes de fotografar e identificar placas, com localização, data e hora em que o veículo foi flagrado. Os dados coletados são armazenados e enviados a dois servidores, via internet e em tempo real.

 

Segundo informações divulgadas pelo Correio do Povo, o automóvel foi cedido em comodato com a empresa que gerencia o estacionamento rotativo no município.

 

 

Foto: Marina Teles / divulgação / CP

Comentários estão fechados.