5G: parcerias reforçam avanços para levar conectividade à Indústria

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou, das comemorações pelos 18 anos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em Brasília, DF. O evento ocorreu em 24 de janeiro e reuniu, além dos colaboradores da entidade, parlamentares, representantes do Governo Federal e do setor produtivo.

A ABDI tem por objetivo promover a transformação digital na indústria por meio do fomento a tecnologias 4.0, como automação, conectividade e inteligência artificial. O ministro ressaltou a importância da entidade ao setor de telecomunicações e reforçou a parceria com a Pasta: “É um trabalho importante desta  Agência levar a transformação digital com inclusão, além de promover a implantação do 5G na indústria, possibilitando uma maior expansão da produção. Essa é uma política muito importante para nós, porque nos ajuda a levar internet e conectividade para quem ainda não tem acesso”, destacou.

“Temos muito orgulho de levar a Agência à sua maioridade. E estamos apoiando-as a tomar decisões baseadas em evidências para alavancar o 5G e ajudar o crescimento do país”, disse Igor Calvet, presidente da ABDI.

 

Desligamento de redes legadas na América Latina

 

Globalmente, diversos países iniciaram o desligamento de redes 2G e 3G, substituindo por tecnologias mais avançadas e eficientes. Na América Latina, a abordagem dessa proposta é desigual, mas a maturidade da 4G começa a gerar as condições para que isso aconteça.

Nos serviços móveis, que consiste em desconectar essas tecnologias mais antigas que estão caindo em desuso devido à evolução tecnológica, é um processo que já está em andamento em vários países. Esta decisão é estratégica das operadoras e engloba motivos como aspetos de custos, consumo de energia, eficiência na gestão de infraestruturas e utilização de frequências do espectro radioelétrico. O processo não é novo, pois o setor já passou por situações em desligar redes de telefonia analógica ou celular de primeira geração para implantação de novas tecnologias.

Na América Latina, vários países estão se aproximando da maturidade necessária nesses trechos para avançar no fechamento das redes. O Brasil, por exemplo, chegou muito perto de cobrir seus 5.570 municípios com redes 4G. Estima-se que em breve atingirá a cobertura total do território sob esta tecnologia.

Para conhecer mais detalhadamente este cenário, a 5G Americas disponibilizou o relatório “Melhores práticas em desconexão de redes móveis em desuso para a América Latina”, disponível para download gratuito em no link.

 

Legenda: Ivan Calvet e Juscelino Filho. Sede da ABDI, Brasília, DF – Foto: Lula Lopes/ABDI

Comentários estão fechados.