Os fundos de Corporate Venture Capital (ou CVC, sigla em inglês para Capital de Risco Corporativo) são os investimentos feitos por empresas em startups. Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) mostrou que mais de 80% das companhias brasileiras já investem nesse gênero.
E as startups que atuam com cibersegurança podem ser um importante filão por conta das estratégias cada vez mais necessárias no combate ao roubo de dados. Para se ter ideia, no Brasil, a administração pública em 2022 quem sofreu o maior número de ataques, com 29,8%. Em segundo lugar, vem o setor financeiro, com 27%, segundo matéria do Canaltech.
Silvério Garbuio, analista de Corporate Venture Capital da Valetec, explica que os CVCs buscam empresas inovadoras no mercado de cibersegurança, de forma que, a partir da sinergia de grandes corporações e startups, surjam projetos estratégicos focados no desenvolvimento dessas ferramentas, na aceleração do crescimento e que agregue valor a ambos, com um nível maior de mitigação dos riscos.
Investimentos em cibersegurança
Garbuio pontua, ainda, que determinados setores da economia, como os de tecnologia e telecomunicações, não apenas precisam desses serviços para si mesmos, como também para oferecer aos seus clientes, principalmente pequenas e médias empresas. Nesse sentido, tais empresas podem optar por desenvolver seus próprios sistemas, ou procurar soluções existentes no mercado.
Recentemente, a Tenable, empresa de segurança cibernética com sede nos EUA, anunciou a criação da Tenable Ventures, fundo de investimento para apoiar startups de segurança cibernética. De acordo com a empresa, o investimento pode chegar a US$ 25 milhões (R$ 130,03 milhões) e terá como foco startups de todo o mundo em estágio inicial que estejam trabalhando em novas soluções para cibersegurança.“Isso garante que startups de cyber security estão sendo vistas de perto. Inclusive, muitas estão recebendo aportes. Por meio dos fundos, uma corporação pode trazer inovação de forma rápida para algo sensível: a proteção de seus dados”, conclui.
Foto: reprodução