No passado, era comum às organizações manterem o fluxo de trabalho de TI (Tecnologia da Informação) intramuros. Já a terceirização de serviços era raramente observada. Hoje, entretanto, a opção é vista como válida e viável para agregar expertise e soluções de alta tecnologia dos parceiros aos processos internos. A terceirização de alguns serviços, afinal, ajuda a evitar que companhias fiquem para trás no que diz respeito ao desenvolvimento do mercado.
A contratação de fornecedores de TI ajuda a alavancar o crescimento e agregar valor aos negócios, melhorando a experiência do usuário e evitando a interrupção dos processos. Os parceiros devem atentar a necessidades complexas, como entender o estágio em que se encontra a área de TI do cliente, desenvolver estratégias operacionais de alto desempenho, otimizar recursos e gerar modernização, eficiência e sustentação. Também devem propor e implementar soluções de segurança da informação e de gestão de dados e, ainda, oferecer soluções para o dia a dia, como suporte.
Esses serviços, que podem ser prestados de forma presencial ou remota, com visitas esporádicas em dias e horários agendados, são fundamentais para que a empresa contratante conheça bem seus processos internos. Assim, pode identificar, junto às contratadas, os pontos que precisam de melhorias, com as falhas na operação e fatores de desempenho do setor.
Especialistas da Inove Solutions, startup especializada em TI, por exemplo, destacam que a transformação digital está vinculada à maneira como são alocados os recursos do orçamento, especialmente voltados à inovação e modernização.
“Esta alocação de orçamento em favor da inovação gera mais economia no médio e longo prazo”, afirma Walter Troncoso, sócio da Inove. “Desse ponto de vista, a terceirização de certos serviços, sejam de arquitetura, desenvolvimento ou data analytics, pode ajudar a área de TI a ter uma gestão mais dinâmica e precisa, alcançando melhores resultados para os negócios”.
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