Amazon lança Astro, o robô assistente que promete vigiar a segurança da sua casa

Receba atualizações em tempo real direto no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Quem assistiu ao desenho “Os Jetsons”, deve ter achado futurista demais a ideia do personagem Rose, um robô governanta. Agora, em 2021, os robôs são uma realidade também, para cuidar da nossa segurança residencial. Pelo menos é o que promete a Amazon, gigante do comércio eletrônico e tecnologia, ao apresentar “Astro”, um robô doméstico que monitora a sua casa de forma autônoma e remota.

Astro é um tablet sobre rodas (do tamanho de um cachorro pequeno) que investiga, de forma proativa, movimentos ou eventos estranhos enquanto a residência está vazia. O equipamento possui câmeras que enviam vídeos ao vivo para o proprietário da casa e, ao detectar situações estranhas, envia alertas para o telefone do usuário através da conexão com o sistema de segurança pessoal da empresa.

Outra função anunciada é que Astro pode monitorar pessoas ou animais de estimação ou ser uma “companhia” para idosos ou crianças, por exemplo. O robô conta, ainda, com recursos do serviço da assistente voz Alexa, para executar músicas, notícias e controlar outros dispositivos inteligentes da casa. Além disso, segundo a empresa, se o telefone tocar, Astro pode ir atrás do destinatário da ligação ou pode acompanhar uma pessoa que esteja caminhando pela casa durante uma chamada de vídeo.

Para funcionar, o robô precisa de conexão contínua à internet, pois seus sensores precisam ficar ativos para coletar imagens e sons dos ambientes. Esse fato foi um ponto de crítica de especialistas, que classificaram o robô como um problema para a privacidade humana. No entanto, a empresa afirma que essas questões eram referentes aos protótipos anteriores do projeto, e que o robô passou por avaliações rigorosas de qualidade e segurança e privacidade. Essas alterações vão permitir ao usuário mutar áudios ou vídeos, ativar o modo não perturbe, parar o dispositivo onde e quando necessário e impedi-lo de acessar determinados cômodos. O robô também está configurado para desviar de objetos e detectar escadas.

Apesar das polêmicas, o assistente robótico deve chegar ao mercado norte-americano no final de 2021 pelo valor de US$ 1 mil (em torno de R$ 5.400,00). Além do atrativo da segurança, a Amazon promete um robô com uma interface personalizada, com olhos e movimentos de tela que mostram diversas expressões e emitem sons específicos – alguns, inclusive, semelhantes ao do robô R2-D2 de Star Wars. Por ora, não há previsão de lançamento ou valores para o Brasil.

A Amazon também anunciou, este ano, uma série de dispositivos de segurança, para tornar as casas inteligentes. Entre eles o “Ring Always Home Cam”, um drone com câmera para uso interno em residências; “Ring Alarm Pro”, que armazena imagens de outros dispositivos, e o “Ring Virtual Security Guard”, serviço de assinatura para o monitoramento da casa ou escritório por profissionais de segurança. Além de manter as casas seguras de dentro para fora, esses sistemas também oferecem proteção contra inundações, incêndios e ameaças online.

Créditos das sugestões de fotos: Divulgação/Amazon

Comentários estão fechados.