Big Data é aliado na otimização de negócios, aponta especialista
O Big Data, nome dado a essa área do conhecimento, que estuda como tratar informações a partir de conjuntos de dados muito grandes, tornou-se uma prática cada vez mais adotada por organizações de diferentes setores econômicos em todo o globo. Segundo um estudo conduzido pelo New Vantage Partners, mostrou que 97% das organizações entrevistadas adotaram uma abordagem estratégica no uso de dados e, desse grupo, 91% confirmaram que os seus investimentos em tecnologia de dados estão em ascensão.
“A análise de dados massivos contribui para eficiência operacional das companhias, uma vez que podem identificar gargalos e pontos fracos em processos internos. Quando aplicado adequadamente, o Big Data possibilita que líderes empresariais se baseiem para agir sem especulações, mas com evidências factuais”, explica Fernando Ribeiro, coordenador de sistemas da ODATA, empresa provedora de infraestrutura de TI escalável.
Big Data
Segundo o especialista, três conceitos norteiam a importância de adotar o Big Data, sendo: tomadas de decisões por meio de insights orientados por dados; ampliação da eficiência operacional e aprimoramento e personalização da experiência do cliente: “Por exemplo, a análise em tempo real possibilita a manutenção preditiva, minimizando o tempo de inatividade das máquinas e maximizando a eficiência da produção. Resultado: maior produtividade, redução de custos e uma operação mais competitiva, ágil e adaptável às demandas em constante mudança no mercado”, diz.
Investir em infraestrutura robusta que permita esse processamento, armazenamento e acesso rápido e com baixa latência aos dados. Eis uma das opções cruciais para fazer do Big Data um impulsionador de negócios e assim garantir uma base sólida para tomada de decisões, conclui o especialista da ODATA.
Foto: reprodução
Comentários estão fechados.